Notícias

PRESIDENTE DA FENASSOJAF VISITA A ASSOJAF/BA E CONVERSA COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA

PRESIDENTE DA FENASSOJAF VISITA A ASSOJAF/BA E CONVERSA COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA

O presidente da Fenassojaf, Hebe-Del Kader Bicalho, esteve, na última quarta-feira (23), em Salvador/BA para participar do Iº Seminário da Associação dos Oficiais de Justiça estaduais. A Aojus-BA em conjunto com a Fojebra organizou o evento que dentre os palestrantes teve a Ex-Ministra Eliana Calmon e o colega Francisco Filho, presidente da Assojaf-BA.

A ex-ministra disse que os Oficiais de Justiça são os pés e as mãos dos juízes, que vão em lugares que os magistrados geralmente não vão. Defendeu a valorização da atividade, com incremento da instrumentação tecnológica.

Já o colega Francisco discorreu sobre as custas no Judiciário que, dentre os elementos de cálculo, está a indenização de transporte, seus aspectos legislativos e práticos.

Na oportunidade, o presidente da Fenassojaf parabenizou a Aojus-BA, na pessoa do presidente Italison, pelo evento e organização dos Oficiais de Justiça em associação, e disse que o que mais preocupa o segmento no que diz respeito à organização classista é a tentativa de criação de sindicatos dos colegas dos estados sem a devida discussão com os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, já que em alguns caso têm sido incluídos na base.

“Talvez, para quem defenda, o futuro dos próprios Oficiais de Justiça seja a organização em sindicatos próprios, mas isto passará por muitos debates e esclarecimento, e deve ser uma decisão da maioria”, disse.

Durante o Seminário foram sorteados livros de autoria do presidente da Assojaf, Francisco Filho, sobre Direito Previdenciário, sendo uma das agraciadas a colega Socorro da Justiça do Trabalho baiana.

Já quinta-feira (24), acompanhado dos Oficiais de Justiça, Olavo Oliveira e Cátia Soares, o presidente da Federação visitou os colegas da Justiça do Trabalho baiana. Além das dependências da Central de Mandados, Hebe esteve no Núcleo de Apoio à Execução (NAE) que desenvolve um trabalho de apoio aos Oficiais de Justiça. Ele também esteve no Serviço de Saúde, onde soube que ao TRT-5 possui um grupo/comissão responsável pela pesquisa sobre os Oficiais de Justiça.

Na Justiça Federal, o presidente também esteve na Central de Mandados e conversou com colegas que falaram sobre as dificuldades encontradas por ocasião do desenvolvimento da atividade, desde o recebimento do mandado até a efetiva devolução, passando por condições precárias na estrutura de apoio aos mesmos.

"Em mais uma oportunidade, a Fenassojaf se aproximou da Assojaf-BA, associação que há muito faz parte da Federação e é uma importante parceira no aprimoramento da estrutura associativa", disse o presidente.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo