Notícias

PAINEL DO ENOJUS COM DIRETORES DA FENASSOJAF DESTACA A ATUAÇÃO DA UIHJ PELOS OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O MUNDO

PAINEL DO ENOJUS COM DIRETORES DA FENASSOJAF DESTACA A ATUAÇÃO DA UIHJ PELOS OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O MUNDO

A vice-presidenta da Fenassojaf Mariana Liria e o diretor de Relações Internacionais Malone Cunha foram os responsáveis pelo painel “O Oficial de Justiça e a sua relevância mundial”, exibido na última quinta-feira (04) no Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUS) ocorrido no Rio de Janeiro/RJ.

Durante a palestra, Malone, que também é diretor da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ), fez a apresentação da entidade que está presente em 96 países com mais de 100 entidades-membros.

De acordo com o diretor, a UIHJ se relaciona com outras organizações internacionais. Na oportunidade, os Oficiais de Justiça presentes tiveram a oportunidade de conhecer o contexto em que o oficialato está inserido no plano internacional o que, na avaliação de Malone Cunha, eleva a autoestima dos presentes “que se sentiram pertencentes a uma categoria presente em mais de 100 países”.

Na exibição, os dirigentes demonstraram a participação da União Internacional na América Latina, com destaque para o Seminário Internacional ocorrido no Brasil em 1997, bem como o Encontro Nacional de 2004 e o CONOJAF de 2010, além de encontros ocorridos na Argentina, Chile e Uruguai.

Representantes da UIHJ também estiveram no Seminário Internacional da Fenassojaf, promovido em Brasília no ano de 2019, assim como no Congresso de Buenos Aires onde foi instituída a Declaração Sul-americana com as reivindicações dos Oficiais de Justiça e Notificadores da América Latina.

Na fala, a vice-presidenta Mariana Liria destacou a atuação conjunta da Associação Nacional e União Internacional nas mobilizações ocorridas em março deste ano em Brasília durante a celebração do Dia Nacional do Oficial de Justiça, bem como o encontro ocorrido com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que tratou sobre a realização do 25º Congresso Internacional, marcado para 2024 no Rio de Janeiro; e de demandas específicas do oficialato brasileiro como a recomposição da Indenização de Transporte, VPNI e GAE e o PL em tramitação no Senado Federal que trata sobre a Desjudicialização da Execução.

Mariana enfatizou, ainda, a importância de os Oficiais de Justiça brasileiros estarem representados na UIHJ via Fenassojaf, como mais uma fundamental entidade de defesa dos interesses do oficialato.

Os diretores da Associação finalizaram a apresentação com o convite para que os Oficiais estejam no 25º Congresso da UIHJ que acontece em 2024 no Rio de Janeiro.

“Nossa avaliação é a de que os participantes do ENOJUS receberam muito bem todas as informações que foram compartilhadas e se sentiram integrantes dessa atuação pelo nosso segmento”, finaliza Mariana Liria.

O 14º CONOJAF e 4º ENOJAP que acontecem a partir do dia 31 de agosto em Arraial D'Ajuda também teve espaço de divulgação no Encontro. Veja AQUI

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo