Notícias

OFICIAL DE JUSTIÇA DO TJDFT LANÇA LIVRO SOBRE MEDIDAS DE SEGURANÇA E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

OFICIAL DE JUSTIÇA DO TJDFT LANÇA LIVRO SOBRE MEDIDAS DE SEGURANÇA E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

A Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Renata Dornelles, lançará no dia 13 de agosto, o livro “O Círculo Alienista: Reflexões sobre o Controle Penal da Loucura (Medidas de Segurança e Internação Compulsória)”.

Trata-se de obra fruto da simbiose de uma trajetória acadêmica brilhante com a sua vasta experiência profissional (a autora já exerceu o cargo de delegada, atuou como assessora na coordenação do Sistema Penitenciário do DF e é Oficial de Justiça responsável pelo cumprimento de mandados nos presídios).

A ampliação da inserção do Oficial de Justiça no ambiente acadêmico integra um conjunto de ações que estão em amadurecimento para o processo de valorização do cargo. Isso porque consiste em uma maneira de transmitir em aulas, palestras e obras para milhares de pessoas, não somente o conteúdo de especialidade do colega, mas a convicção de que temos em nosso quadro funcional muitos profissionais extremamente qualificados. Ressalte-se que integram o ambiente acadêmico muitos ministros, desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos, delegados, entre outros profissionais altamente valorizados. É de grande relevância, portanto, que o oficial de Justiça esteja inserido nesse meio, participando ativamente dos debates e do desenvolvimento de novas ideias, bem como que muitos alunos tenham estudo a partir de obras dos oficiais ou tenham tido professores da nossa classe.

Currículo


Renata Dornelles é bacharela em Sociologia e em Direito, ambos pela Universidade de Brasília. É mestra em Direito (2012) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito, Estado e Constituição, Faculdade de Direito – UnB, orientada pela doutora Ela Wiecko. Possui experiência docente nas respectivas áreas de concentração. Ocupou o cargo de delegado na Polícia Civil do Distrito Federal e atuou como assessora na coordenação do Sistema Penitenciário do DF. Atualmente, exerce a função de Oficial de Justiça Avaliadora Federal junto ao TJDFT, lotada no setor de cumprimento de alvarás de soltura e no Núcleo de Plantão Judicial (Nupla).

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo