Notícias

JUSTIÇA DO TRABALHO DÁ INÍCIO À SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO E EXECUÇÃO TRABALHISTA

JUSTIÇA DO TRABALHO DÁ INÍCIO À SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO E EXECUÇÃO TRABALHISTA

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) deu início, na manhã desta segunda-feira (20), à Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista.

O evento acontece em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e os 24 tribunais trabalhistas de todo o país e busca atender um número expressivo de pessoas que têm processos na Justiça do Trabalho.

O objetivo é atingir o maior número de soluções consensuais dos conflitos trabalhistas, além de garantir a efetiva quitação dos débitos já garantidos em juízo com a realização de diversas audiências de conciliação e atividades de execução durante a semana.

Com o slogan “Cada solução, um recomeço”, a campanha em 2021 propõe a ideia de recomeço após as dificuldades impostas pela pandemia e o planejamento da retomada com o avanço da vacinação.  Desse modo, a semana surge como uma oportunidade de iniciar uma nova fase sem pendências judiciais.

De acordo com o coordenador da Comissão de Execução Trabalhista, ministro Cláudio Brandão, o evento traz as duas faces da Justiça do Trabalho. A primeira é aquela que busca solucionar o conflito de forma pacífica, com a conciliação e o entendimento das partes. A segunda, o caráter impositivo, de fazer valer a decisão, por meio de buscas por bens, leilões, uso de tecnologia, entre outras alternativas.  “Para o devedor que tem intenções de pagar sua dívida, mas enfrenta dificuldades, o evento traz soluções para que ele consiga resolver a situação. Mas também tem a atuação mais incisiva da Justiça do Trabalho para rastrear os bens daqueles que foram condenados e não se dispõem a tentar quitar a dívida”, ressalta.

Fonte: CSJT