Notícias

FENASSOJAF PARTICIPA DE REUNIÃO DA DIRETORIA DA ASSOJAF/RJ QUE DEFINE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES EM PROL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

FENASSOJAF PARTICIPA DE REUNIÃO DA DIRETORIA DA ASSOJAF/RJ QUE DEFINE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES EM PROL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

A Fenassojaf e a Assojaf/RJ se reuniram, na última quinta-feira (26), para alinhar ações comuns, usando como referência o planejamento estratégico e a política de comunicação compartilhada pelas entidades. Essa também foi a primeira reunião da diretoria recém-eleita da entidade do Rio de Janeiro.

A presidenta Mariana Liria e a diretora Fátima Patrício, atual vice-presidenta da Associação do Rio de Janeiro, estiveram na sede da associação daquele estado para o encontro. Pela Assojaf/RJ, além do presidente Sergio Gonçalves e Fátima; compareceram o secretário Ricardo Rodrigues de Brito; a diretora Jurídica Eliene Neves Valadão e o tesoureiro Webster Santos de Oliveira.

No início, Mariana fez uma breve apresentação da Fenassojaf à atual diretoria e destacou o trabalho realizado, em conjunto com as demais entidades nacionais e nos estados, em prol das principais pautas dos Oficiais de Justiça, entre elas, o reconhecimento do risco da atividade e maiores condições de segurança no cumprimento dos mandados, bem como, a conquista da VPNI X GAE e o porte de arma.

Fundada em 28 de novembro de 1984, há quase 40 anos, a Assojaf/RJ é a mais antiga associação de Oficiais de Justiça federais, e conta com mais de 370 associados, distribuídos entre o Tribunal Regional do Trabalho, a Justiça Federal e a Militar do Rio de Janeiro.  

Durante a reunião, Mariana destacou a importância de a Fenassojaf ouvir as demandas da Assojaf/RJ, no que ela chama de “caminhada coletiva”. “Falamos sobre as lutas que a Fenassojaf tem travado, onde caminhamos juntos, entidade nacional e estadual. Foi um encontro valioso para pensarmos o que queremos e como cada um pode contribuir”, diz.

“Ano passado a Fenassojaf fez 25 anos, a Assojaf-RJ completará 40 e é sempre bom lembrar que a Fenassojaf foi fundada no Rio de Janeiro! Foi aqui que toda a nossa história de lutas e conquistas começou”, completa. A presidenta da Fenassojaf lembra que quem secretariou a reunião de fundação da entidade nacional foi Sergio Gonçalves, atual presidente da Assojaf-RJ.

A dirigente também enalteceu a sessão solene ocorrida em março deste ano, quando, primeira vez, o Plenário do Congresso Nacional foi tomado por Oficiais de Justiça em um evento que reconheceu a importância e homenageou esses servidores, fundamentais para fazer valer a Justiça para o cidadão brasileiro. Lembrou, ainda, que no último ano a entidade, juntamente com as representações nacionais dos oficiais estaduais – Afojebra e Fesojus-BR – foi recebida pelo Ministro da Justiça e pelo Presidente do STF.

A segurança dos Oficiais de Justiça mereceu destaque especial na reunião. Fenassojaf e Assojaf/RJ trataram sobre os procedimentos relacionados à condução coercitiva e a normativa de risco referente aos Oficiais da Justiça Federal, bem como, o pedido de capacitação a ser protocolado junto ao TRT-1.

“A reunião inaugural da nova gestão da Assojaf/RJ não poderia ser mais auspiciosa, pois além de uma diretoria unida e focada nas metas da nossa categoria, contou com duas colegas do Rio de Janeiro que hoje nos representam na nossa entidade nacional: Mariana Liria, nossa presidenta, e minha vice-presidenta Fatima Patricio, que lidera a luta dos colegas aposentados de todo Brasil. Essa sinergia renova as forças e, seguramente, nos será a base de novas conquistas”, conclui Sergio Gonçalves.

Para a presidenta Mariana Liria, essa proximidade da Fenassojaf com a Assojaf/RJ é fundamental para reafirmar o empenho da luta pelos interesses dos Oficiais de Justiça. “A reunião com a diretoria da Assojaf/RJ foi muito produtiva, uma vez que este é o primeiro ano da atual gestão, e tenho certeza de que o trabalho está só começando. Juntos somos muito mais fortes!”, finaliza.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com a Assojaf/RJ