O presidente da Fenassojaf João Paulo Zambom, a vice-presidenta Mariana Liria e o diretor Malone Cunha estiveram, no último sábado (26), na sede do Sisejufe/RJ para uma reunião entre os representantes da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) e dirigentes do sindicato e associações regionais de Oficiais de Justiça, que tratou sobre a realização do 25º Congresso Internacional, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2024.
Além dos diretores, uma delegação da Direção Geral de Mandados da Argentina também participou do encontro. Estiveram virtualmente na reunião a presidenta da Associação Gremial de Receptores Judiciais do Chile Cristina Castro e a representante da AFJU - Uruguai, Pilar Igoa.
Na ocasião, a diretoria do sindicato deu as boas-vindas aos Oficiais brasileiros e estrangeiros e se colocou à disposição para ajudar e atuar no que for necessário para a realização do maior evento de Oficiais de Justiça de todo o mundo.
A candidatura do Brasil para sediar o evento da União Internacional foi aprovada com unanimidade durante a realização do 24º Congresso, em 2021, ocorrido em Dubai. Essa será a primeira vez que um país da América do Sul ficará responsável pela realização do encontro da UIHJ.
Segundo a vice-presidenta Mariana Liria, que também é coordenadora do Núcleo de Oficiais de Justiça (NOJAF) no Sisejufe/RJ, a escolha do Rio de Janeiro como a próxima sede, além de demonstrar o prestígio internacional das entidades brasileiras que representam os Oficiais de Justiça, “abre a possibilidade de colocarmos, em 2024, com o maior evento do oficialato mundial, o Oficial de Justiça em papel de destaque, recebendo autoridades de Estado, destacando os problemas e as demandas da categoria. E a Fenassojaf não medirá esforços para que esse evento esteja à altura de seus participantes”, finaliza.
Além da reunião na sede do sindicato, a comitiva responsável pela organização do 25º Congresso Internacional teve uma extensa agenda de visitas pelo Rio de Janeiro, além de audiências com o vice-prefeito Nilton Caldeira e o secretário de turismo do município Bruno Kazuhiro.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo