Notícias

CONOJAF APRESENTARÁ EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS EM WORKSHOP SOBRE OFICIAIS DE JUSTIÇA NO MUNDO

CONOJAF APRESENTARÁ EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS EM WORKSHOP SOBRE OFICIAIS DE JUSTIÇA NO MUNDO

O 13º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça e o 3º Encontro dos Oficiais Aposentados (ENOJAP) terá um espaço de debates e troca de experiências com representantes do oficialato de diversas regiões do mundo.

O Workshop “Oficiais de Justiça no mundo: o exercício da profissão em 2021 e o novo normal” está marcado para às 15 horas do dia 1º de setembro e terá a coordenação do diretor da Fenassojaf Malone Cunha.

Além dele, participam da atividade os representantes do Innovation Team da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) Patrick Gielen (Bélgica), Rui Simão (Portugal), Jona Van Leeuwen (Holanda), Tereza Lungová (República Tcheca) e Risto Sepp (Estônia), além do integrante da União dos Empregados da Justiça da Nação Argentina (UEJN) Omar Ruiz.

Segundo Malone, o objetivo será promover a troca de experiências e saber como Oficiais de Justiça de todo o mundo exerceram a atividade diante do “novo normal” imposto pela pandemia do novo coronavírus. “O objetivo é deixar o Oficial de Justiça brasileiro a par das dificuldades enfrentadas pelos Oficiais de ordenamentos jurídicos diversos do nosso, alguns mais parecidos como o ordenamento jurídico argentino onde os Oficiais de Justiça são agentes públicos e outros muito diferentes como, por exemplo, o ordenamento jurídico do Oficial de Justiça da Bélgica”.

Para o diretor responsável pelas Relações Internacionais, os Oficiais de Justiça em todo o mundo tiveram muitas dificuldades e ainda seguem em adaptação à situação atual. Malone Cunha ainda destaca que a presença internacional nos Congressos e eventos da Associação Nacional “veio para ficar e vai servir de base para os próximos CONOJAFs porque a Fenassojaf assume uma postura importante de representatividade internacional dos Oficiais de Justiça brasileiros que vai se transformar em uma tradição”, completa.

O intercâmbio com o oficialato de outros países deve ganhar espaço na exibição das diferentes culturas, em um enriquecimento do Oficial de Justiça brasileiro. “É uma evolução necessária e maturidade para a nossa categoria”, enfatiza o painelista.

Também representante da comissão organizadora do 13º CONOJAF e 3º ENOJAP, Malone reforça o chamado para que os Oficiais de Justiça participem do Congresso promovido pela Fenassojaf, “pois o que pensamos fazer nesse CONOJAF é um Congresso feito por Oficiais de Justiça, com Oficiais de Justiça e para Oficiais de Justiça”.

As inscrições para o maior evento do oficialato federal permanecem abertas e podem ser feitas CLICANDO AQUI. O valor da participação é de R$ 100,00. No entanto, se o Oficial de Justiça é filiado a uma associação regional vinculada à Fenassojaf, haverá isenção da taxa . Para isso, basta acionar a direção da sua associação e solicitar o voucher para a participação gratuita.

O CONOJAF e ENOJAP 2021 acontecem entre os dias 1 e 3 de setembro, por meio de uma plataforma digital própria para os eventos. A programação completa está disponível em https://13conojaf.smartevents.com.br/.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo