A Assojaf/RS realizou, na última segunda-feira (09), a primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2018. Os associados se reuniram no auditório da sede da Associação em Porto Alegre para deliberar sobre a participação da Assojaf no XI Congresso Nacional de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf) que acontece entre os dias 4 e 6 de setembro, em Teresina (PI).
De acordo com a Assojaf/RS, por votação regular, foram eleitos os seguintes delegados: Rubem Sérgio Gottschefsky, Geraldo Ózio, Cristina Viana dos Santos, Adriano da Costa Werlang e Jaime Luiz Messer. Os observadores serão: Jackson Félix Freitas, Marcelo Rodrigues Ortiz e Oralto Corrêa.
Além disso, os presentes escolheram as representantes da Associação no 1º Encontro Nacional de Oficiais de Justiça Aposentados (Enojap), que acontece nos dias 7 a 9 de junho, em Belo Horizonte (MG). As aposentadas que estarão na capital mineira para este evento são Cristina Viana dos Santos, vice-presidente, e Regina Margarida da Costa e Silva, vice-diretora administrativa da Assojaf/RS.
Outros itens deliberados na primeira AGE da Associação em Porto Alegre foram a escolha da composição do Conselho Fiscal da entidade, composto pelos conselheiros titulares Oralto Corrêa, Jackson Félix Freitas e Marcelo Ortiz. Os suplentes são Adriano da Costa Werlang e Jaime Messer.
Os projetos de lei para a isenção de pedágio e outros ônus decorrentes do uso do veículo próprio pelos Oficiais de Justiça também foram abordados. Durante sua fala, o Diretor Administrativo da Fenassojaf, Eduardo Virtuoso, esclareceu algumas questões referentes à proposta de criação de uma Associação Nacional de Oficiais de Justiça em coexistência com a Federação Nacional. Eduardo afirmou que o objetivo seria o de dar legitimidade a essa nova entidade para o ingresso em juízo de ações coletivas em nome de todos os associados. Questionado acerca da autonomia das atuais Associações, informou que nada mudaria em termos de personalidade jurídica e que as suas administrações seriam mantidas.
Exposição fotográfica – Durante a Assembleia, os presentes tiveram conhecimento de uma exposição fotográfica que ocorrerá nas dependências da Justiça Federal e apresentará flagrantes do trabalho dos Oficiais de Justiça da CEMPA. Segundo a Associação, as fotos são da autoria de Rogério Paranhos, Agente de Segurança que conduzia os Oficiais em várias diligências.
A realização da exposição foi proposta pela Diretora do Foro, Dra. Daniela Tocchetto Cavalheiro e decorreu do pedido feito pela direção da Assojaf, tanto a ela quanto ao presidente do TRF4 Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, de que levassem em conta as fotos apresentadas, no mister de dar visibilidade institucional à atividade dos Oficiais de Justiça.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com informações da Assojaf/RS