Notícias

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA MARCA MOBILIZAÇÃO PELA APROVAÇÃO DO RISCO DA ATIVIDADE

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA MARCA MOBILIZAÇÃO PELA APROVAÇÃO DO RISCO DA ATIVIDADE

Pelo segundo ano seguido os Oficiais de Justiça de todo o Brasil tomaram o Plenário da Câmara dos Deputados para sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Oficiais.

Sob a condução do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça, deputado Coronel Meira (PL/PE), as entidades nacionais – Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR – foram, mais uma vez, reconhecidamente elogiadas pelos parlamentares que estiveram na cerimônia, diante da atuação em defesa das pautas do segmento.

O destaque das falas neste ano de 2025 foi a atuação pela análise do PL 4015/23 em Plenário, acordo ocorrido entre as lideranças para apreciação neste 25 de março o que, entretanto, não ocorreu devido à não inclusão em pauta. Logo após a confirmação de que a matéria não estava em pauta, cerca de 200 Oficiais de Justiça compareceram, na terça-feira (25), na Câmara dos Deputados e promoveram novas ações de mobilização em defesa da inclusão e votação do destaque apresentado pelo deputado Jonas Donizette.

Durante a sessão de 25 de março, as representações dos estados compareceram no plenário para demonstrar a força e representação do segmento, que cobrava o compromisso assumido pelas lideranças de votação no Dia Nacional do Oficial de Justiça. Diversos deputados, engajados nesta importante bandeira, subiram à tribuna para exigir que a decisão fosse mantida, ao mesmo tempo em que Afojebra, Fenassojaf e Fesojus, articuladas via Frente Parlamentar, promoviam corpo a corpo com os parlamentares. "Lutamos até o último minuto pela inclusão em pauta, o que, infelizmente, não ocorreu. Mas tudo indica consenso em torno do nosso destaque. Seguiremos mobilizados e atuantes até a votação definitiva e o reconhecimento do nosso risco", explica a presidenta Mariana Liria.

Na fala de abertura desta quarta-feira, Coronel Meira reforçou a importância dos Oficiais de Justiça e disse se identificar, enquanto servidor da carreira militar, com os sofridos pelo segmento no exercício da função. “A atividade do Oficial de Justiça é uma das mais perigosas entre o serviço público. São inúmeros os relatos entre ameaças, agressões e situações extremas enfrentadas no exercício da função. Por isso, é urgente que esta Casa avance na aprovação do PL 4015, que reconhece essa atividade como de risco. Que esta sessão não seja apenas uma homenagem, mas seja o início de um novo tempo de respeito e proteção a essa nobre missão que os senhores abraçaram”.

Caminhada coletiva

Mari sessãooficiais2

Integrante da mesa solene, a presidenta da Fenassojaf Mariana Liria frisou as ações conjuntas das entidades para uma caminhada coletiva em favor dos Oficiais de Justiça que tem garantido importantes vitórias como é o caso do reconhecimento do Agente de Inteligência Processual.

Sobre a atividade de risco, a presidenta chamou a atenção para o fato de que, desde 2003, se discute o tema que ganhou maior visibilidade com o assassinato do Oficial de Justiça do TRT/RJ, Francisco Ladislau, em novembro de 2014.

Especificamente sobre o recente caso de violência contra Maria Sueli Sobrinho, Mariana enfatizou que para além dos riscos cotidianos da função, as Oficialas de Justiça ainda estão sujeitas ao machismo estrutural e à misoginia. “E é por isso que nós estamos aqui, dia após dia, semana após semana, para que, com resistência e resiliência, consigamos aprovar este importante projeto de lei”.  

O diretor da Fesojus-BR, Luiz Arthur de Souza, destacou o empenho das entidades pelo reconhecimento da atividade de risco exercida pelo Oficial de Justiça “e que não aconteça o que aconteceu com a colega Sueli, é inacreditável que uma pessoa, por conta de um mandado judicial, agrida um Oficial de Justiça. Isso é imperdoável”, enfatizou.

Mário Medeiros Neto, presidente da Afojebra ainda lembrou que o resultado obtido na Câmara é fruto do empenho de todas as associações estaduais e Oficiais de Justiça que se articularam junto aos deputados nos estados.

“A agressão ocorrida com a Maria Sueli é diária, todos os dias nós ouvimos falar. Quantos Oficiais de Justiça já foram assassinados no exercício da sua função? Quantos foram agredidos? Quantas mulheres foram assediadas? E apenas a Sueli teve a coragem de denunciar, nesse momento em que o (PL) 4015 estava sendo pautado e isso ajudou muito”, disse.

Emoção e agradecimento

sueliMGMomento de emoção foi quando a Oficiala de Justiça do TJMG, Maria Sueli Sobrinho, subiu à tribuna para agradecer o apoio obtido após o registro da agressão sofrida no último dia 8 de março. (Relembre)

“Todos sentiram na pele o que eu passei. Não é fácil você ter a coragem de denunciar, eu não entendia o sentido da vítima se sentir culpada, se sentir envergonhada, mas a gente se sente. Então fica o meu agradecimento de coração”.

A Oficiala foi acolhida com uma salva de palmas que reforçou a emoção trazida pelo relato.

Parlamentares como o líder do Governo José Guimarães, André Figueiredo, Érika Kokay, Márcio Marinho, Soraya Santos, General Pazuello, Capitão Alden, Coronel Fernanda e Alencar Santana também subiram à tribuna para reafirmar o apoio e a importância do comprometimento da Câmara dos Deputados com a aprovação do reconhecimento do risco da atividade.

Além deles, Oficiais federais e estaduais de diversas regiões também usaram o espaço para demonstrar o orgulho de pertencer ao segmento e destacar o papel essencial do Oficial de Justiça para a efetividade das decisões judiciais.

Representantes da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) também acompanharam a homenagem, em congraçamento à pauta comum de ambos.

O vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça, deputado Jonas Donizette, encerrou a sessão solene reforçando a importância da presença de todas e todos na Câmara. “Não se trata de fazer pressão, se trata de demonstrar a representação. E cada um nos seus estados, possui contatos que nos ajudam aqui também no convencimento na hora da votação. Contem conosco nesta Casa, sob a liderança do Coronel Meira, eu me faço também um soldado nesta luta de vocês para fazermos atingir os nossos objetivos. Parabéns pelo Dia do Oficial e da Oficiala de Justiça”, encerrou.

A diretoria da Fenassojaf esteve no Plenário da Câmara para mais este dia emblemático na história dos Oficiais de Justiça de todo o Brasil.

diretoriaBSB25

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo