Notícias

TÉCNICAS DE DEFESA PESSOAL ENCERRAM O SEGUNDO DIA DO 9º CONOJAF

TÉCNICAS DE DEFESA PESSOAL ENCERRAM O SEGUNDO DIA DO 9º CONOJAF

O segundo dia do 9º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf), ocorrido em Goiânia/GO, foi encerrado com a apresentação de Krav Magá. Apresentado pela professora Teomália Ferreira Barbosa, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de defesa pessoal.

Em um vídeo exibido antes do treinamento, Teomália demonstrou que o objetivo do Krav Magá está relacionado à ética e qualidade de vida e emocional para os alunos. “Krav Magá não é considerado um esporte, mas sim, uma técnica de defesa pessoal”.

Respeito pela vida e pelas pessoas, crescimento pessoal e a formação de cidadãos são características da capacitação. Segundo Teomália, a defesa da sua vida e a de terceiros é o que guia os trabalhos que envolvem o Krav Magá. “O mais importante pra mim é você chegar vivo em casa, independente do que você precisa fazer no meio do percurso”, disse.

A professora explicou que, no cumprimento de mandados, é importante que os Oficiais de Justiça mantenham uma distância de segurança de um metro do executado. De acordo com ela, 99% das agressões começam pelas mãos. “Você não conhece a outra pessoa, então, se você fica a uma distância de um metro, você consegue olhar nos olhos e enxergar os pés do outro ao mesmo tempo e antever alguma reação inesperada”.

Nos casos de agressões com arma de fogo, Teomália enfatizou que só se deve reagir se tiver certeza de que não haverá erros. Para a treinadora, o porte de arma é importante para os Oficiais de Justiça, mas é preciso entender que a arma é uma extensão da segurança e não a garantia dela. “A arma de fogo não é o principal da sua defesa”.

A atividade foi encerrada com a participação dos presentes em exercícios simples de defesa que podem ser utilizados em qualquer momento da vida pessoal e profissional dos Oficiais de Justiça.

O 9º Conojaf será retomado às 9:30h desta sexta-feira (09) com a palestra “Práticas inteligentes e céleres na efetividade da execução trabalhista”, com Dr. Ari Lorenzetti. O último dia do Congresso abordará, ainda, temas como Atividade de Risco, Aposentadoria Especial e Porte de Arma, além da importância do Oficial de Justiça como agente efetivo da justiça.

De Goiânia, Caroline P. Colombo