O Conselho Superior da Justiça do Trabalho apresentou, durante webinário Processo Judicial Eletrônico (PJe) 2.7 ocorrido entre os dias 17 e 19 de novembro, o sistema EXEPJe, desenvolvido pelo TRT da 15ª Região para maior efetividade dos processos na fase de execução.
Segundo o Regional, o sistema foi desenvolvido com a contribuição de integrantes do Grupo de Negócios - Corregedoria Regional e Núcleo de Pesquisa Patrimonial - Área Técnica - SETIC do TRT-15, em parceria com o CSJT e garante modernidade e otimização na fase de execução processual.
O projeto proporciona maior efetividade na fase de execução, gestão de leilões judiciais e de pesquisas patrimoniais.
A ferramenta EXEPJe tem origem no Sistema EXE15, conectando-o com o PJe já em uso no Tribunal, permitindo cadastramento inteligente de bens penhorados e devedores e mantendo um banco de penhoras atualizado.
A proposta tem importante papel de gestão do conhecimento na fase de execução, funcionalidade até então ausente no PJe.
O EXEPJe amplia as funcionalidades do antigo sistema e elimina obstáculos na gestão do conhecimento nos limites das bases regionais. Isso deverá potencializar os benefícios localmente verificados por permitir a criação de banco de informações acessível por todo servidor.
“O uso do sistema deverá reduzir drasticamente a quantidade de atos praticados em duplicidade e o tempo despendido em pesquisas patrimoniais, localização de responsáveis e demais medidas executórias”, ressalta a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com informações do TRT-15