Três prefeituras em diferentes estados brasileiros incluíram os Oficiais de Justiça entre as categorias prioritárias na atual fase de imunização contra a Covid-19.
Em Teresina (PI), conforme já divulgado pela Fenassojaf, o governo municipal realizou, nesta sexta-feira (11), o agendamento dos Oficiais que receberão as doses na próxima semana, junto com profissionais da imprensa, saúde e garis. Leia aqui a matéria completa
Na capital de Rondônia, através de uma atuação da Assojaf/RO-AC, o TRT enviou, por meio de Oficial de Justiça, a lista com os nomes dos colegas lotados em Porto Velho para que, com base em uma lei municipal que equipara o oficialato à força de segurança, eles fossem incluídos na vacinação.
De acordo com a Associação, a ideia foi demonstrar a norma vigente e, portanto, sem a necessidade de pedido de inclusão entre as prioridades. Em uma outra estratégia de movimentação pela Assojaf, o pedido de vacinação foi encaminhado diretamente ao Setor responsável pela Imunização da Prefeitura de Porto Velho, que aceitou a determinação e efetivou a aplicação das doses nesta sexta-feira.
Para as demais localidades de Rondônia, Eline esclarece que utilizará como base uma lei estadual que inclui os Oficiais de Justiça entre as prioridades “e, a partir daí, usaremos a mesma estratégia no sentido de solicitar que o Tribunal encaminhe as listas nominais de Oficiais lotados em cada localidade para os setores municipais responsáveis”, enfatiza.
Outra cidade que já vacinou os Oficiais de Justiça foi Itaperuna, no norte fluminense. Segundo informações repassadas à Fenassojaf, através de uma ação junto ao prefeito Alfredo Paulo Marques, Oficiais do TRF, TRT e TJRJ lotados no município receberam a imunização contra o coronavírus.
Para a diretora Mariana Liria “o início da vacinação pelas prefeituras comprova que os Oficiais são prioridade por estarem expostos pelo exercício da função. Temos lutado desde o ano passado, em conjunto com os colegas estaduais, e os esforços de nossas entidades representativas começam a gerar resultados”, enfatiza.
“Estamos muito felizes e acreditamos que o trabalho conjunto das entidades representativas tem surtido efeitos positivos para a segurança dos Oficiais de Justiça. O reconhecimento e a vacinação demonstram que somos uma categoria prioritária e que estamos expostos ao risco. A Fenassojaf segue empenhada para garantir vacina para todos”, finaliza o presidente Neemias Ramos Freire.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo