O presidente Neemias Ramos Freire e os diretores da Fenassojaf Mariana Liria e Malone Cunha participaram, na manhã desta sexta-feira (25), da reunião virtual do Conselho Permanente promovida pela União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ).
Mais de 50 países membros estiveram reunidos para o debate sobre a atuação do oficialato em todo o mundo. Esta foi a última participação da atual gestão da Associação Nacional no Conselho da UIHJ.
Na abertura, o presidente da União, Marc Schmitz, solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento de dois Oficiais de Justiça da Rússia, mortos há poucas semanas no exercício da função.
Durante o encontro, houve a participação brasileira na exposição do relatório de atividades da União Internacional, através do diretor Malone Cunha que integra o Innovation Team da entidade.
Nas manifestações das delegações presentes, a diretora Mariana Liria lembrou da atual crise sanitária que assola todo o mundo e destacou as 500 mil mortes registradas no Brasil desde o início da pandemia. “Como vocês podem imaginar, tem sido extremamente desafiador defender as necessidades dos Oficiais de Justiça durante a pandemia no Brasil, considerando a pior gestão de crise do mundo e a trágica situação decorrente dela”, afirmou.
Mariana destacou os 95 Oficiais de Justiça brasileiros que perderam a vida para a Covid-19 e ressaltou que, apesar de todo o empenho da Associação Nacional e demais entidades representativas, o oficialato ainda não foi incluído entre as prioridades da vacina pelo Ministério da Saúde.
Ela também anunciou a alteração aprovada em assembleia sobre a transformação da Fenassojaf em Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, “que significou muito para nós termos alcançado uma maneira moderna e mais forte de aproximar nossos colegas e representa-los diretamente. Além disso, mencionamos a UIHJ em nosso novo estatuto, garantindo que o relacionamento do Brasil com a União Internacional permanecerá”. Leia AQUI a íntegra (versão inglês) da fala da diretora da Fenassojaf
A divulgação da candidatura oficial do Rio de Janeiro como sede do 25º Congresso Internacional da UIHJ também foi destaque no encontro remoto. O presidente Neemias Ramos Freire enalteceu a receptividade do Brasil para os Oficiais de Justiça de todo o mundo. “O Brasil, em especial o Rio de Janeiro, estará de braços abertos para receber os delegados e delegadas ao 25º Congresso da União Internacional dos Oficiais de Justiça em 2024. Os Oficiais de Justiça brasileiros e latino-americanos se orgulham da realização desse importante evento e desde já dão as boas-vindas a todos os colegas”.
Por fim, o vice-presidente da UIHJ, Luis Ignacio Ortega Alcubierre, lembrou os dois eventos brasileiros que seriam promovidos no ano de 2020 (CONOJAF e CONOJUS), cancelados em virtude da crise sanitária do coronavírus e agradeceu aos diretores da Fenassojaf pela parceria e relação cada vez mais fortalecida entre as entidades.
A próxima reunião do Conselho Permanente da União Internacional de Oficiais de Justiça acontece entre 22 e 25 de novembro, durante a realização do 24º Congresso Internacional em Dubai.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo