As atividades do 13º CONOJAF e 3º ENOJAP serão encerradas, na tarde dessa quinta-feira (02), com um painel que reunirá o presidente Neemias Ramos Freire e Oficiais de Justiça que já estiveram na condução dos trabalhos à frente da Fenassojaf, para uma conversa sobre “Oficial de Justiça: História e Memória”, marcada para acontecer a partir das 17 horas.
Segundo Neemias Freire, o objetivo principal é resgatar a história sobre os 22 anos de atividades da Fenassojaf. “Quero deixar para a próxima gestão a proposta de um projeto denominado História e Memória, no qual possamos reunir todo o material disponível, como fotos, vídeos e depoimentos das pessoas que fizeram parte dessa história. Essa atividade em nosso 13º Conojaf pretende ser o pontapé inicial para esse resgate”, explica.
O atual presidente da Associação Nacional lembra que a Fenassojaf sempre atuou como uma Federação de Associações, liderada por dirigentes de entidades que se projetaram participando de Encontros Nacionais, Congressos e atividades em Brasília. “Precisamos chegar mais perto dos colegas em seus locais de trabalho e acreditamos que a Fenassojaf, enquanto Associação Nacional, terá um papel importante nessa aproximação”.
Além de Neemias Ramos Freire, participam do painel “História e Memória” os ex-presidentes Hebe-Del Kader Bicalho, Isaac Oliveira, Joaquim Castrillon, Lúcia Bernardes, Marcelo Ortiz e Vera Lúcia Santos.
Para Neemias, a ideia é que os inscritos no CONOJAF conheçam os dirigentes que dedicaram parte da sua vida e de seu trabalho para construir a representação nacional dos Oficiais de Justiça federais, em momentos diferentes da trajetória da Fenassojaf. “Todos eles, mesmo depois de terem passado pela presidência da Fenassojaf, continuam nas lutas em defesa dos Oficiais de Justiça. Lamentavelmente, teremos a ausência de um ex-presidente, o Denis Lopes Franco, que faleceu este ano, vítima da Covid-19. Será também uma homenagem a ele, que foi o mais jovem Oficial de Justiça a ocupar a presidência da Fenassojaf”.
“Espero que todos possam aproveitar o momento de troca de experiências e que se sintam animados a participar do próximo Conojaf, que deverá voltar a ser presencial. Um evento telepresencial facilita a participação mas não tem a possibilidade do contato humano, tão necessário a quem, como nós, trabalha geralmente sozinho. Estamos todos saudosos de nossos eventos presenciais, nos quais podemos abraçar os colegas e sentir toda aquela energia boa de um reencontro”, finaliza o atual presidente da Associação Nacional.
O 13º CONOJAF acontece a partir da próxima quarta-feira (1º). A abertura do evento está confirmada para acontecer a partir das 11 horas, por meio da plataforma digital contratada para o Congresso. Mais informações estão disponíveis em https://13conojaf.smartevents.com.br/.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo