Chegamos ao 10° mês do ano: Outubro, que é um mês recheado de datas comemorativas e, entre elas, lembramos a todas e todos da campanha mundial, denominada “OUTUBRO ROSA”. Essa campanha, que é dedicada ao compartilhamento de informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero, reforça a importância do diagnóstico precoce que contribui de forma expressiva para a redução da mortalidade.
Nessa linha da informação, é importante deixar claro que o câncer de mama não é doença apenas de mulheres. A doença também acomete homens, ainda que seja de forma rara, representando 1% do total de casos da doença. E é importante frisar que esse fator raridade da doença em homens prejudica o diagnóstico, que, na maioria dos casos, pode ocorrer tardiamente, comprometendo, sobretudo, o prognóstico. Por isso, entre as ações do Outubro Rosa está o autoexame das mamas e a conscientização acerca da mamografia, cuidados muito pessoais e que não podemos abrir mão.
Vamos, então, saber como surgiu o movimento. Foi assim: na década de 90, nos Estados Unidos da América, vários estados, organizaram ações sobre o Câncer de mama. A partir dessas diversas ações, passado algum tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o Câncer de mama. Com essa aprovação, tornou-se comum, em vários Estados daquele País, a ação de iluminar prédios públicos, monumentos, teatros, pontes e outras construções com luzes cor-de-rosa.
Você pode estar pensando: e o laço cor-de-rosa? Então... o lacinho foi distribuído pela primeira vez, por uma ONG americana, criada pela irmã de Susan G. Komen, que faleceu vítima da doença em questão. Essa instituição luta contra o câncer de mama, através de pesquisas, programas de prevenção e apoio e é atuante em cerca de 30 países. Na década de 90, em Nova York, entre as ações de divulgação do movimento, ocorreu a primeira corrida pela cura. Foi nesse evento que a Fundação Susan G. Komen for the cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa que, desde essa época, marca simbolicamente as diversas ações da Campanha Outubro Rosa, “Movimento Internacional de Conscientização sobre o CÂNCER DE MAMA”
No Brasil, há vinte anos, aconteceram as primeiras ações referentes ao tema tratado nesse texto. Foi iniciativa de um grupo de mulheres que se juntou a uma marca de cosméticos europeia e promoveu a iluminação do obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, com luzes cor-de-rosa.
Em 2008, a campanha teve adesão de várias entidades que promoveram a iluminação de monumentos, em Brasília-DF, Poços de Caldas-MG, Porto Alegre-RS, Salvador-BA, Santos-SP e Teresina-PI, além do Rio de Janeiro que iluminou de cor-de-rosa o Cristo Redentor.
Em 2010, o INCA – Instituto Nacional do Câncer, Órgão auxiliar do Ministério da Saúde, aderiu à campanha referida promovendo debates, discussões e conscientização sobre a doença. Em 2011, a prevenção sobre o Câncer de colo do útero foi inclusa nas ações preventivas, em diversos estados brasileiros.
Esse texto é uma pequeníssima contribuição na divulgação do “Outubro Rosa”. Isso porque as ferramentas de informações – TV, rádio, Jornal, Revista, redes sociais, blogs, canais do governo e, também, instituições de saúde, clínicas médicas, hospitais, fazem um rico e diversificado trabalho na popularização do “Outubro Rosa”. Há, também, vários aplicativos para Smartphones como Outubro Rosa BP (Android/iOs) e Wecancer, que oferecem informações sobre o autoexame das mamas ; que auxiliam no dia a dia de pacientes com a doença ; que permitem encontrar pessoas que têm ou já tiveram a doença, ONGS de referência no assunto e médicos com o objetivo de criar redes de troca de informações e apoio .
Para esse ano, a agência Câmara de Notícias traz a informação de que, no Congresso Nacional Brasileiro, a campanha teve início no dia 03 de outubro e se estende até o fim do mês. Informa, ainda, que o slogan da campanha em 2022 é “quem tem peito tem direito” e que a solenidade oficial de abertura será no dia 10 de outubro, às 17 horas, quando os edifÍcios da Câmara e Senado serão iluminados com luzes cor-de-rosa, como já é de costume.
Seguindo para a finalização, expresso que a ideia que tenho do ato de prevenir é de um processo contínuo, sempre inacabado. Nesse sentido, a campanha OUTUBRO ROSA requer continuidade durante todo o ano. E essa continuidade depende do engajamento de todas e todos. Participe! Divulgue! Previna-se!
Fecho o texto, de forma musical, com os versos da canção de Charles Brown Júnior: “Se viver requer coragem/ então viva para ser feliz/ E não viva em vão”.
Fontes:
1) https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama ;
2) https://medprev.online/blog/saude/como-surgiu-o-outubro-rosa/
3) https://pebmed.com.br/a-historia-por-tras-do-outubro-rosa/
4) https://www.dicionarioinformal.com.br/preven%C3%A7%C3%A3o/
Por Tereza Brito (OJAF/MG – TRF6) – Diretora de Formação e cultura da Fenassojaf e Diretora de Relações Públicas da Assojaf/MG
OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO E CUIDADO FAZEM A DIFERENÇA!
