O Oficial de Justiça do TRT-15, Joaquim Castrillon, teve o carro arrombado enquanto cumpria um mandado judicial. O delito aconteceu no início da noite da última quinta-feira (29), no bairro Taquaral, em Campinas/SP.
Castrillon conta que, por volta das 18:30h, estacionou o veículo na rua Dom Bôsco e entrou na residência na qual cumpriu o mandado. Poucos minutos depois, ao retornar para o carro, constatou que o vidro da porta traseira estava estourado e a mochila com todos os mandados judiciais havia sido levada.
“A mochila tinha todos os mandados cumpridos durante a semana, cerca de 40 no total”, diz. A Polícia Militar foi acionada e compareceu no local para o registro do Boletim de Ocorrência. O Oficial de Justiça também esteve na Polícia Civil e, na sexta-feira (30), passou por perícia para a comprovação do dano.
Joaquim avalia que a falta de mais Oficiais de Justiça e o excesso de mandados a serem cumpridos favorecem a vulnerabilidade no exercício da profissão. De acordo com o Oficial, ele está sozinho para cumprir toda a área que lhe foi estabelecida, além do problema das avaliações locatícias que são impostas aos Oficiais do Fórum Trabalhista de Campinas.
Para ele, a aprovação do porte de arma e de outros métodos que amenizem os riscos são essenciais para o oficialato. “E depois dizem que Oficial de Justiça não é profissão de risco? Imagina o que poderia ter acontecido se eu estivesse dentro do carro”, aponta.
Fonte: Assojaf-15