Notícias

FENASSOJAF PARTICIPA NESTA QUINTA-FEIRA DA REUNIÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ

FENASSOJAF PARTICIPA NESTA QUINTA-FEIRA DA REUNIÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ

A Fenassojaf representada pelo presidente Neemias Ramos Freire e pelos diretores Mariana Liria e Malone Cunha participa, nesta quinta-feira (26), da reunião estatutária do Conselho Permanente da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ).

O encontro ordinário acontece anualmente na última semana do mês de novembro e, diante da crise do novo coronavírus em todo o mundo e da quarentena instituída pelo Governo Federal da França até 2021, os debates ocorrem por videoconferência com a presença remota de 52 países.

Esta será a terceira participação da Fenassojaf na reunião do Conselho Permanente. A pauta desta quinta-feira tem o objetivo de debater os impactos do ano de 2020 para os Oficiais de Justiça em todo o planeta.

Segundo o diretor de Relações Internacionais Malone Cunha, a pandemia da Covid-19 gerou prejuízos para o oficialato e, através de encontros como o do Conselho da UIHJ é possível entender as experiências vivenciadas por Oficiais de Justiça em outros continentes. “Como, por exemplo, na Argentina em que os notificadores estão ameaçados de extinção; ou na Bélgica em que os Oficiais de Justiça correm o risco de ficarem impedidos de exercer as atividades até fevereiro de 2021, trazendo prejuízos financeiros para a categoria”.   

Malone lembra que a situação é parecida com a ocorrida no Brasil quando, recentemente, a Fenassojaf esteve em Rondônia para atuar contra o Projeto de Lei encaminhado pelo TJRO que propõe o esvaziamento da função. Na oportunidade, foi entregue um documento encaminhado pela União Internacional em defesa da necessidade do cumprimento das ordens judiciais pelo Oficial de Justiça. 

“Esse tipo de encontro permite que a categoria estabeleça uma união e visualize que os problemas atualmente ocorridos no Brasil acontecem em todo os lugares do mundo”, completa o diretor de RIs.

A reunião do Conselho Permanente é fechada e acontece somente entre os países que integram a União Internacional de Oficiais de Justiça.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo