A Fenassojaf, representada pela presidenta Mariana Liria, pelo vice-presidente Neemias Ramos Freire e pelos diretores Malone Cunha e Carolina Passos, participou da segunda reunião do Fórum Latino-Americano de Oficiais de Justiça da UIHJ.
O encontro remoto aconteceu na sexta-feira (15) e contou com a presença de Oficiais do Brasil, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Guatemala e, na qualidade de observadores, Portugal e Espanha, além de representantes do Parlamento do Mercosul e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Além da Fenassojaf, o Brasil esteve na reunião representado por dirigentes da Fesojus e Afojebra. Da UIHJ, estiveram o vice-presidente Luis Ortega e o relator-geral do 25º Congresso Internacional – Rio 2024, Patrick Gielen.
No início, os participantes debateram a segurança do Oficial de Justiça com o relato da colega Ana Milena Martinez, da cidade de Cali na Colômbia. Durante o relato, a Oficiala falou sobre os casos vivenciados por ela e pelos colegas colombianos, bem como o trabalho desempenhado contra a violência urbana que atinge os Oficiais de Justiça daquele país.
RIO 2024 – Um dos destaques do encontro do Fórum foi a realização do 25º Congresso da União Internacional, em maio de 2024, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, os representantes da UIHJ destacaram a importância da participação dos Oficiais de Justiça neste primeiro evento realizado em um país latino-americano.
Patrick Gielen reforçou os detalhes sobre a organização do evento, que deverá ser apresentado aos Oficiais de Justiça de todo o mundo. Neste item, a presidenta da Fenassojaf Mariana Liria reforçou os itens referentes ao planejamento do Congresso e o trabalho desempenhado pela Associação junto com as demais entidades brasileiras.
O representante do Mercosul, Atahualpa Blanchet, manifestou o interesse de que o Parlasul integre as reuniões do FLA e também do evento no Brasil na condição de observador.
Ainda sobre o 25º Congresso Internacional, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através do representante Philipe Alexandre Junqueira, enfatizou a alegria do órgão em ter a cidade como sede de um encontro de tamanha importância.
A audiência virtual foi encerrada com a definição do local de realização da 3ª Reunião do Fórum Latino-Americano, que ocorrerá durante o 25º Congresso no Rio de Janeiro. “Portanto, o objetivo é que a realização da terceira reunião do Fórum seja presencial, na cidade do Rio de Janeiro”, enfatiza o diretor Malone Cunha.
Para Malone, é notório o crescimento e consolidação do UIHJ-FLA, “tanto no engajamento das entidades que participam, tanto no destaque que tem assumido no continente como um canal de interação entre os Oficiais de Justiça, sob a égide da UIHJ”, finaliza.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo