A Fenassojaf e a Assojaf/BA se reuniram, na tarde desta terça-feira (30), com a nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.
Pela Associação Nacional, participaram o presidente João Paulo Zambom e o diretor jurídico Fábio da Maia. A Assojaf/BA esteve representada pela presidente Cátia Soares e pelas diretoras Vera Barros e Maria Letícia Pereira.
A Administração do TRT foi composta pela presidente Desembargadora Débora Maria Lima Machado e a Secretária Geral Judiciária Lilian Campos de Brito. A diretora da Coordenadoria de Execução e Expropriação, juíza Carla Fernandes da Cunha, e a chefe da Central de Mandados do TRT, Jaqueline Rocha, também acompanharam o encontro remoto.
Na abertura, os dirigentes parabenizaram a nova gestão do Tribunal, empossada no último dia 5 de novembro, e apresentaram as entidades representativas dos Oficiais de Justiça. A Fenassojaf também destacou a representatividade da associação no âmbito internacional, através da composição na União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ).
INDENIZAÇÃO DE TRANSPORTE – Um dos principais pontos de pauta com a Desembargadora, a Fenassojaf e Assojaf/BA destacaram a necessidade do reajuste da Indenização de Transporte e as ações promovidas junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em um processo que tem a Associação Nacional como interessada, para a conquista da majoração.
Os representantes lembraram que o último aumento da IT para os Oficiais da JT ocorreu em 2015 e reforçaram que esses servidores sofrem com prejuízos financeiros, principalmente diante dos recorrentes reajustes no preço dos combustíveis em todo o Brasil.
Neste item, Fenassojaf e Assojaf/BA solicitaram apoio do TRT-5 para conquista deste importante pleito dos Oficiais de Justiça.
A realização do 14º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça também foi item da reunião desta terça-feira. A presidente Cátia Soares explicou que a Bahia foi eleita para sediar o CONOJAF em 2022, manifestando desde já o convite para que a Desembargadora-presidente participe das atividades que serão programadas para o maior evento do oficialato brasileiro.
As dirigentes da Assojaf/BA abordaram, ainda, os riscos sofridos pelos Oficiais no cumprimento dos mandados no estado, bem como o pagamento de pedágios (no interior) e zona azul (em Salvador) pelo próprio servidor durante a diligência.
A XIX Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, remarcada para acontecer entre os dias 21 e 27 de maio de 2022, integrou a pauta do encontro remoto.
Após ouvir atentamente todos os temas expostos, Dra. Débora disse que faria o que fosse possível pelos pleitos dos Oficiais de Justiça e se colocou à disposição para a manutenção do diálogo com a categoria.
A Fenassojaf agradece a Desembargadora presidente que prontamente se dispôs a ouvir as entidades dos Oficiais de Justiça, na pessoa de quem parabeniza e deseja a toda a Administração do TRT-5 um excelente trabalho.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo