A Fenassojaf completou vinte e três anos de atuação pelos Oficiais do Judiciário Federal. Fundada em 26 de novembro de 1998, a entidade surgiu como Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Assojaf-Nacional), em assembleia realizada no Hotel Astória, no Rio de Janeiro (RJ).
Entre os fundadores estão os Oficiais de Justiça Vera Lúcia Pinheiro Santos, Sérgio Gonçalves Ferreira e Mauro Francisco Melo Sá Grilo. Delegações de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo também participaram da criação da entidade.
Em abril de 1999, a então Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais tinha a primeira diretoria, sob a presidência interina da Oficial Ana Glaubia de Sousa Paiva, de Pernambuco, que foi sucedida no cargo pela aposentada, Lúcia Maria Bernardes (TRT-3).
O atual diretor de aposentados, Isaac Oliveira (JF-PE), também esteve à frente da Fenassojaf ao longo desses 23 anos.
Além deles, os Oficiais Denis Franco (TJDFT), Joaquim Castrillon (TRT-15), Hebe-Del Kader Bicalho (JFMG), Marcelo Ortiz (TRT-4) e Neemias Ramos Freire (TRT-2) exerceram a presidência da entidade.
Ainda na gestão de Neemias Freire, em 2021, a Fenassojaf passou por uma importante transformação quando retomou o status de Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. A mudança traz maior empenho da entidade na defesa do oficialato federal, com a possibilidade de uma atuação, por meio de ações diretas, na defesa do Oficial de Justiça.
Atualmente, a Associação Nacional (Fenassojaf) é composta por 25 associações regionais representativas dos Oficiais de Justiça federais em todo o território nacional. Internacionalmente, a Fenassojaf é a única entidade brasileira pertencente à União Internacional dos Oficiais de Justiça, tendo o diretor Malone Cunha como integrante da administração da UIHJ.
Empossado no último mês de setembro, o atual presidente João Paulo Zambom (TRT-15) enfatiza que a Fenassojaf se manteve ao longo desses 23 anos na defesa dos Oficiais Federais. “Porém, nunca atuamos sozinhos. Nossa ação sempre contou com a atuação conjunta das associações estaduais dos Oficiais Federais e também com entidades dos Oficiais Estaduais em prol dos interesses comuns”.
Para Zambom, “a Fenassojaf é reconhecida mundialmente como a entidade representativa dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Brasil. O diretor de relações internacionais da Fenassojaf, Malone Cunha, foi eleito para a diretoria da UIHJ (União Internacional dos Oficiais de Justiça) na eleição realizada no dia anterior ao aniversário da Fenassojaf”.
A diretoria da Fenassojaf conclama todos os Oficiais de Justiça a se manterem unidos.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo