A Fenassojaf completou, na última quinta-feira (26), vinte e dois anos de atuação pelos Oficiais do Judiciário Federal. Fundada em 26 de novembro de 1998, a entidade surgiu como Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Assojaf-Nacional), em assembleia realizada no Hotel Astória, no Rio de Janeiro (RJ).
Entre os fundadores estão os Oficiais de Justiça Vera Lúcia Pinheiro Santos, Sérgio Gonçalves Ferreira e Mauro Francisco Melo Sá Grilo. Delegações de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo também participaram da criação da entidade representativa das associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais.
Em abril de 1999, a Federação Nacional das Associações tinha a primeira diretoria, sob a presidência interina da Oficial Ana Glaubia de Sousa Paiva, de Pernambuco, que foi sucedida no cargo pela atual diretora de aposentados, Lúcia Maria Bernardes (TRT-3). O vice-presidente Hebe-Del Kader Bicalho (JF-MG) e o coordenador regional Nordeste I, Isaac Oliveira (JF-PE), também estiveram à frente da Fenassojaf ao longo desses 22 anos.
Além deles, os Oficiais Denis Franco (TJDFT), Joaquim Castrillon (TRT-15), Marcelo Ortiz (TRT-4) e o atual presidente Neemias Ramos Freire (TRT-2) exerceram a presidência da entidade.
Atualmente, a Fenassojaf é composta por 25 associações representativas dos Oficiais de Justiça federais em 27 estados brasileiros.
Pelo segundo mandato consecutivo à frente da Federação, Neemias Freire enfatiza a importância da existência da entidade nacional que, em um trabalho conjunto, implementa ações em favor do oficialato federal. Para o Oficial de Justiça do TRT de São Paulo, após 22 anos de atuação, é chegado o momento de fazer com que a Fenassojaf seja ampliada, com a transformação da entidade em Associação Nacional.
“Esse é um tema que vem sendo debatido pelas associações filiadas e que, se aprovado, possibilitará que a Federação possa atuar diretamente pelos Oficiais de Justiça, sem deixar de exercer o seu papel fundamental enquanto representante das Associações de Oficiais nos estados. Será mais um importante passo para o fortalecimento da representatividade do oficialato federal”, avalia.
Neemias lembra que a atual direção é composta por Oficiais que já integraram diretorias passadas e novos colegas, “em uma mistura de experiência com a renovação". "Temos muito orgulho do trabalho que vem sendo desempenhado por essa gestão e pelas demais que já passaram pela Fenassojaf, na construção de um legado de muitas conquistas para os Oficiais de Justiça”, finaliza.
Veja AQUI a Ata de Fundação da Fenassojaf
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo