Notícias

CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ AVALIA ANO DE 2020 PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O MUNDO

CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ AVALIA ANO DE 2020 PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O MUNDO

O Conselho Permanente da União Internacional de Oficiais de Justiça (UIHJ) se reuniu, nesta quinta-feira (26), para o encontro ordinário deste ano de 2020. Diante da impossibilidade da realização presencial devido às restrições sanitárias impostas pelo governo francês, o evento foi totalmente online com a participação de aproximadamente 50 países.

O Brasil acompanhou o encontro representado pelos diretores da Fenassojaf Neemias Ramos Freire, Mariana Liria e Malone Cunha. Na abertura, o presidente da UIHJ Marc Schmitz solicitou 1 minuto de silêncio em memória do Oficial Jacques Isnard, presidente honorário falecido na última terça-feira (24).

Em seguida, Schmitz destacou algumas atividades ocorridas ao longo do ano, com ênfase às entrevistas realizadas pela série “Pandemia pelo Mundo” da Fenassojaf, onde Oficiais de Justiça de diversos países puderam relatar o dia a dia da função e como lidam com a crise do novo coronavírus. Para Marc Schmitz, este é um exemplo de tentativa de se minimizar, com criatividade, os efeitos do distanciamento social impostos pela pandemia. O presidente da União Internacional ressaltou que os vídeos permanecem disponíveis no canal da Fenassojaf e recomendou a visualização por todos os presentes.

Ao longo da reunião que aconteceu das 5:30h às 14h (horário de Brasília), os integrantes do Conselho Permanente trataram de questões orçamentárias da União Internacional, balanços financeiros, aprovação de contas e mudanças estatutárias.

Os participantes aprovaram, ainda, por unanimidade, o ingresso da República Dominicana como membro da UIHJ, sendo que o país permanecerá como observador por 1 ano, conforme o regimento estatutário da entidade.

A primeira participação brasileira na reunião se deu na inserção do Innovation Team, que tem o diretor de Relações Internacionais da Fenassojaf Malone Cunha como um dos componentes. Durante a fala, o Oficial de Justiça abordou a ampliação do trabalho promovido pela União Internacional em todo o mundo e o interesse das entidades da América do Sul em fazer parte da UIHJ.

“Isso nos deixa muito orgulhosos, pois um dos objetivos desta equipe de inovação é disseminar a UIHJ entre os Oficiais de Justiça em todos os lugares, fazer sua imagem, suas propostas e seu trabalho conhecido e discutido. Considero isso uma grande conquista no continente”.

Malone também chamou a atenção para a participação dos Oficiais de Justiça latino-americanos nos webinars promovidos pela União e disse estar à disposição, através do Innovation Team, para fazer com que “em 2021, ocorram mais webinars, entrevistas e oportunidades para estreitar ainda mais a relação UIHJ e América do Sul e manter essa chama acesa”, finalizou.  

O presidente da Fenassojaf Neemias Ramos Freire cumprimentou a todos e apresentou as condolências, em nome dos Oficiais de Justiça brasileiros, pelo falecimento de Jacques Isnard.

Posteriormente, a diretora de comunicação Mariana Liria enfatizou o atual momento vivenciado em todo o mundo com a pandemia e ressaltou que, no Brasil, o governo administrou mal a questão, uma vez que o país registra 170 mil mortes pela Covid-19.

Mariana enfatizou que, entre o oficialato federal e estadual, os brasileiros contabilizam 22 óbitos pela doença – o que representa 40% das mortes em todo o Poder Judiciário. “Alguns deles estavam aposentados, mas a maioria precisou continuar trabalhando nas ruas durante a pandemia”, frisou.

A diretora tratou sobre o trabalho realizado pela Federação que, desde os primeiros indícios da pandemia, atuou para que os tribunais estabelecessem o trabalho remoto aos Oficiais de Justiça, com a disponibilização de recursos eletrônicos apropriados para a efetividade da execução. “Tudo isso exigiu um grande esforço das associações de Oficiais de Justiça em todo o país e também uma política de comunicação muito eficaz, o que acabou nos aproximando ainda mais”, completou. 

A implementação de métodos de execução digital, assim como a efetivação das tecnologias para o trabalho do oficialato também foram abordados por Mariana Liria. De acordo com ela, a Fenassojaf entende a necessidade de estar integrada ao debate, mas pondera a importância de se demonstrar o interesse dos Oficiais em manter as funções e utilizar as ferramentas eletrônicas da melhor maneira possível para o trabalho.

“Tenho certeza de que melhorar nossas condições de trabalho é o que nos mantém todos juntos, mais do que qualquer outra coisa, e neste caso, em relação à crise da Covid-19, não tenho dúvidas em dizer que ficamos mais unidos do que nunca, e de agora em diante. Obrigada mais uma vez pela oportunidade e pela atenção, na esperança de poder abraçá-los novamente no próximo ano e espero ter vocês no Rio em 2024!”, finalizou. 

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo