Notícias

ASSOJAF-RS E FENASSOJAF PARTICIPAM DE REUNIÃO NO TRT-4 PARA RETOMADA DE PROJETO DE CUIDADO E PROTEÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

ASSOJAF-RS E FENASSOJAF PARTICIPAM DE REUNIÃO NO TRT-4 PARA RETOMADA DE PROJETO DE CUIDADO E PROTEÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

A Assojaf-RS participou, na tarde da quarta-feira (21), de uma reunião no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, para tratar de iniciativas voltadas ao cuidado e à proteção dos Oficiais de Justiça.

O presidente Paulo Gustavo H. Barroso Júnior esteve presente junto com a vice-presidente da Fenassojaf, Fabiana Cherubini. Também participaram do encontro a juíza auxiliar da Presidência, Luciana Caringi Xavier, e a psicóloga do TRT-4, Caroline de Oliveira Bertolino.

Durante o encontro, a atual gestão do Tribunal comunicou a intenção de reeditar o projeto “Justiça Restaurativa”, com a formação de grupos de apoio direcionados aos Oficiais de Justiça, voltados ao acolhimento e à troca de experiências entre servidores. A intenção é que o projeto seja retomado a partir de março, com três grupos em dias e horários distintos, buscando ampliar a participação e atender ao maior número possível de interessados.

A Assojaf-RS e a Fenassojaf saudaram a iniciativa como uma ferramenta relevante para lidar com as angústias e desafios vivenciados na atividade do cumprimento de mandados, marcada por riscos, incertezas e impactos na integridade física e emocional dos Oficiais de Justiça. Além disso, os dirigentes destacaram que os encontros podem contribuir para a construção de medidas protetivas e preventivas, a partir dos círculos de conversa e das dinâmicas próprias do projeto.

Na oportunidade, a Associação também apresentou à nova Administração do TRT-4 a experiência bem-sucedida da COJAF, comissão criada na Justiça Federal do Rio Grande do Sul como instância consultiva e propositiva para prevenir e buscar soluções para os problemas inerentes ao trabalho dos Oficiais de Justiça. A juíza auxiliar demonstrou interesse na proposta, que deve ser discutida em nova reunião a ser agendada com o presidente do Tribunal.

Outro ponto defendido durante o encontro foi a necessidade de elaboração de protocolos de ações preventivas e de atendimento pós-trauma, para situações relacionadas à segurança e a ocorrências que possam afetar os Oficiais no exercício da função.

Na avaliação do presidente Paulo Gustavo, a reunião foi bastante positiva e garantiu boas expectativas com a atual gestão do TRT-4, na perspectiva de avanços concretos em pautas essenciais para a valorização, segurança e saúde dos Oficiais de Justiça.

Fonte: Assojaf-RS