Entidade defende oficiais de Justiça ofendidos por diretora da Justiça Federal daquele Estado
A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais em Pernambuco (Assojaf-PE) publicou Nota de Desagravo e Solidariedade a oficiais de Justiça daquele Estado referente a manifestações ofensivas proferidas por diretora da Justiça Federal de Pernambuco.
A Fenassojaf reproduz a nota como forma de desagravo ao ato da diretora da Justiça Federal e em plena solidariedade aos colegas Oficiais de Justiça de Pernambuco. Leia a íntegra da nota:
NOTA DE DESAGRAVO
A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS EM PERNAMBUCO – ASSOJAF/PE vem a público apresentar NOTA DE DESAGRAVO e manifestar sua irrestrita solidariedade aos Oficiais de Justiça André Ventura (11ª Vara), Aurélio Antônio (11ª Vara), Débora Dayse (7ª Vara), Fernando de Albuquerque (3ª Vara), Rouseane Chaves (22ª Vara) e, reflexamente, a toda a categoria dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Pernambuco que tiveram, de forma antiética, deselegante e desrespeitosa, ofendidos a sua dignidade e esmero pelo trabalho profissional, por intermédio de palavras proferidas pela diretora de secretaria da 21ª Vara Federal/PE, Sra. Márcia Rosângela Cantalice, na presença de mais de trinta diretores de secretaria da SJFPE, na reunião de diretores, datada de 25 de novembro de 2013, ocorrida no Setor de Treinamento da Seção Judiciária da Justiça Federal em Pernambuco.
Após os Oficiais de Justiça deixarem a sala de reunião, onde participaram apenas por menos de trinta minutos, a referida diretora, como se não bastassem as infelizes declarações feitas anteriormente na presença dos meirinhos, continuou fazendo comentários jocosos aos Oficiais de Justiça que, exercendo a cidadania, reivindicam os seus direitos.
Lamentamos profundamente o ocorrido e entendemos que o trabalho desempenhado pelos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais é de vital importância para a efetivação da prestação jurisdicional, e não pode ser maculado por comentários inconsequentes feitos por pessoas que desconhecem a realidade do servidor que, exercendo o seu mister de cumprimento das ordens judiciais, enfrentam diariamente graves problemas de mobilidade e violência urbanas.
Sabemos que é constitucional o direito das pessoas se expressarem livremente, entretanto, isso não permite ao cidadão ofender quaisquer pessoas e permanecer incólume. Agrava-se a situação quando o ofensor é servidor público detentor de cargo de chefia, do qual se exige, mais que qualquer outro, urbanidade, equilíbrio e bom senso no trato da coisa pública.
Assim, a ASSOJAF/PE repudia a conduta da Srª Diretora da 21ª Vara Federal de Pernambuco e reafirma o compromisso de todos os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de continuar lutando e contribuindo para um serviço público de qualidade, cujo interesse maior deve estar unicamente voltado para os cidadãos que, ansiosamente, esperam a concretização dos seus direitos. E é nesse sentido que os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Pernambuco se inserem como agentes fundamentais nessa missão.
A presente nota de desagravo foi analisada, votada e aprovada pela diretoria da ASSOJAF/PE.
Recife, 29 de novembro de 2013.
Isaac de Oliveira
Presidente da ASSOJAF/PE