“Reunidos em Goiânia por três dias, quase 300 colegas ouviram e discutiram sobre as questões da atividade dos Oficiais de Justiça, dando base e legitimidade para a Federação seguir na busca por melhores condições de trabalho, pelo reconhecimento e pela valorização da profissão”. A análise é do presidente da Fenassojaf, Marcelo Ortiz, sobre a realização do 9º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf), ocorrido entre os dias 7 e 9 de setembro, no Castro’s Park Hotel, em Goiânia-GO.
O evento, que reuniu mais de 270 pessoas, debateu temas relevantes para o oficialato, como carreira, PJe, assédio moral, fortalecimento das atribuições e evolução do cargo, além da importância do Oficial de Justiça como agente efetivo da justiça, efetividade na execução e defesa pessoal.
O último dia de debates, na sexta-feira (09), foi marcado com a presença do Assessor Jurídico da Fenassojaf, Dr. Rudi Cassel, que falou sobre a Atividade de Risco, Porte de Arma, Aposentadoria Especial e Indenização de Transporte.
As atividades em Goiânia foram encerradas com a Assembleia Geral Ordinária da Federação, que debateu proposições para a atuação da Federação ao longo dos próximos 12 meses.
Para o presidente Marcelo Ortiz, a união de forças que o contato pessoal proporciona através desses eventos “nos carrega de energia para seguirmos na tarefa, que é árdua, de lutar por nossos interesses profissionais”.
A participação e colaboração de Oficiais de Justiça de todo o Brasil é vital para o alcance dos objetivos. “Na direção da Fenassojaf não há ninguém liberado do trabalho. Temos as mesmas obrigações de todos os colegas no que diz respeito ao cumprimento de mandados e prazos. Por esta razão, se faz necessária a colaboração de todos, sejam dirigentes de Assojafs ou associados, até mesmo os não associados. A experiência mostra que a conjunção de forças nos leva mais facilmente à conquista dos objetivos”, ressalta Ortiz.
Segundo o presidente da Fenassojaf, a Assojaf/GO proporcionou um Congresso, além de profícuo no conteúdo, impecável na organização e acolhimento dos participantes, o que, de acordo com ele, foi decisivo para o excelente resultado final. A Fenassojaf, que atuou em parceira com a Associação no preparo do evento, destaca o trabalho dos dirigentes e associados goianos, que não se resumiu aos três dias de Congresso, mas envolveu dedicação e entrega durante doze meses. “A eles, sem citar nomes para evitar o esquecimento, transmito os créditos pelo sucesso do 9º Conojaf e deixo nosso fraterno agradecimento”.
No mesmo sentido, a direção da Fenassojaf parabeniza a Aojustra pela disposição na proposta, amplamente aprovada e festejada, de realizar o 10º Conojaf em São Paulo, previsto para setembro de 2017. “Desde já, convidamos todos os Oficiais de Justiça do Brasil a prestigiarem, na certeza de que será, como foi o de Goiânia, pautado na organização, conteúdo, sucesso e participação dos colegas”, destaca.
Por fim, o presidente da Federação Nacional convida os Oficiais de Justiça ao engajamento na luta da classe. “A participação individual de cada colega é decisiva. Procure a Assojaf do seu estado e veja o que você pode fazer pelo coletivo. Se faça presente nas instâncias onde nossos interesses são discutidos, seja no seu sindicato local, na sua associação ou na Federação. Vivemos um tempo egoísta, onde o próprio umbigo vale mais que o amigo e o colega. Faça diferente! Fraternalmente coesos teremos melhores condições de avançar na defesa das prerrogativas, da valorização e da segurança daquele que é a razão de ser da nossa Fenassojaf: VOCÊ, OFICIAL DE JUSTIÇA”.
A Fenassojaf agradece, de forma sincera e emocionada, a todos os colegas do Brasil que, de qualquer forma, colaboram para o sucesso do 9º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. “JUNTOS SOMOS FORTES. UNIDOS SOMOS MAIS”, finaliza Marcelo Ortiz.
A Federação informa que todas as fotos produzidas pela Assessoria de Comunicação estão disponíveis em nossa página no Facebook: www.facebook.com.br/Fenassojaf.
De Goiânia, Caroline P. Colombo