Na próxima quinta-feira, dia 10, será comemorado o 14º Dia Mundial do Oficial de Justiça. A data é celebrada sempre na segunda quinta-feira do mês de junho e é uma iniciativa da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) para mais de 90 países membros.
Neste ano, a UIHJ escolheu o tema “o Oficial de Justiça- guardião e protetor do direito digital”, e forneceu documento oficial onde reforça esse papel do Oficial de Justiça.
Segundo o presidente da UIHJ Marc Schmitz, “o mundo desmaterializado é uma revolução e promessa de conexão permanente com o mundo inteiro, sendo que essa aparente liberdade oferecida pela tecnologia e pelo anonimato é no entanto, possíveis fontes de abusos, como cyberstalking e fake news”. Para Schmitz, o Oficial de Justiça é o profissional qualificado para, através de autos de constatação, fornecer elementos de evidência dos fatos.
Para o diretor responsável pelas Relações Internacionais na Fenassojaf, Malone Cunha, “o enfoque dado no 14º Dia Mundial do Oficial de Justiça só reforça a versatilidade da profissão do Oficial e como ele se constitui em uma ferramenta essencial para o exercício da atividade jurisdicional que, com o surgimento das criptomoedas e blockchains que têm transformado a execução ao redor do mundo, aproximou o Oficial de Justiça de um futuro em que desempenhará também uma função de agente de execução judicial digital”.
O documento oficial da UIHJ sobre o Dia Mundial do Oficial de Justiça pode ser conferida aqui em inglês e aqui em francês.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com o diretor Malone Cunha