Notícias

PRESIDENTE E CORREGEDOR DO TJRJ CONFIRMAM PRESENÇA NA ABERTURA DO 25º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

PRESIDENTE E CORREGEDOR DO TJRJ CONFIRMAM PRESENÇA NA ABERTURA DO 25º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

A presidenta da Fenassojaf Mariana Liria e dirigentes do Sindojus/AOJARJ estiveram, na tarde desta terça-feira (26) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e com o Corregedor, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, para convidá-los para a abertura do 25º Congresso Internacional dos Oficiais de Justiça, que acontece entre 8 e 10 de maio.

Pelo Sindojus/AOJA estiveram a presidenta Claudete Pessôa da Silva e o vice-presidente, Sandro Pereira da Silva.

Na presidência do Tribunal, Mariana explicou sobre a realização do maior evento de Oficiais de Justiça, que reunirá representações de diversos países, quando os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Em seguida fez o convite para que o desembargador esteja presente na abertura do Congresso, o que imediatamente foi aceito por Dr. Ricardo Cardozo.

Em seguida, os dirigentes do sindicato dos estaduais trataram de pautas específicas dos Oficiais do Rio de Janeiro, entre elas, a implementação do uso das ferramentas eletrônicas.

A presidenta da Fenassojaf contribuiu lembrando do Ato nº 15/2024 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que reformulou as atribuições dos Oficiais de Justiça como agentes de inteligência processual que terão o acesso aos sistemas eletrônicos de pesquisa e constrição disponíveis ao Judiciário por convênios ou outros instrumentos.

A partir da normatização do CSJT, o presidente do TJRJ determinou a elaboração de um regulamento daquele Tribunal determinando as atribuições dos Oficiais de Justiça como Agentes de Inteligência Processual com acesso às ferramentas.

tjrj2

Na Corregedoria, os dirigentes trataram sobre a realização do 25º Congresso Internacional e fizeram o convite para que Dr. Marcus Henrique esteja na abertura do evento, o que também foi imediatamente aceito pelo desembargador.

Para Mariana Liria, a atuação conjunta das entidades de Oficiais de Justiça federais e estaduais têm sido frequente em todos os estados brasileiros e, no Rio de Janeiro, além da parceria já existente com o Sindojus/AOJA, trouxe esse importante resultado para a categoria com a determinação pelo presidente do TJRJ de implementação de um regulamento com a mesma redação imposta pelo CSJT, garantindo que os Oficiais sejam agentes de inteligência processual. “Ficamos imensamente felizes de poder colaborar com tão importante conquista para os Oficiais estaduais do Rio de Janeiro e esperamos que, muito em breve, todos os tribunais do Poder Judiciário implementem a mesma medida”, finaliza a presidenta da Fenassojaf.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo