OPOSIÇÃO DERRUBA SESSÃO DO CONGRESSO E VETO AO REAJUSTE NÃO É VOTADO

OPOSIÇÃO DERRUBA SESSÃO DO CONGRESSO E VETO AO REAJUSTE NÃO É VOTADO

Mais de cinco horas após o início, a oposição ao governo federal conseguiu derrubar a sessão conjunta do Congresso Nacional. Com a obstrução de grande parte das legendas – anunciada inicialmente por PSDB e PSOL – por volta das 2h15 da madrugada desta quarta-feira (23), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), encerrou a reunião conjunta por falta de quórum.

Os partidos de oposição entraram em obstrução após o governo conseguir a manutenção de 26 dos 32 vetos presidenciais. Segundo informações da Câmara dos Deputados, apesar da permanência da maioria dos vetos, os mais polêmicos ficaram para outra sessão, como o reajuste dos servidores do Poder Judiciário e o aumento para aposentados pelo mesmo índice de correção do salário mínimo.

Temerosos que o veto ao PLC 28 fosse mantido, a saída foi esvaziar o plenário. Cantando “Vou Festejar”, de Beth Carvalho e acenando com adeus à mesa diretora, os deputados foram saindo, obrigando Calheiros a encerrar a sessão.

A obstrução é  recurso utilizado para evitar a votação de determinada matéria, no caso, os vetos presidenciais destacados. Ela é anunciada pelo líder do partido ou bloco, que é o único que permanece no local.

Num dos discursos mais aplaudidos da madrugada, o deputado Rubens Bueno (PPS/PR) atacou o governo e homenageou a memória de Élcio Berer Kozminski, como forma de reconhecimento pela luta dos servidores. Servidor da Justiça Federal do Paraná, Kozminski morreu no início de setembro, após um infarto em Brasília, onde participava das manifestações pela derrubada do veto ao reajuste da categoria.

Do lado de fora, os servidores acompanharam receosos o passo a passo da votação. Aplausos e vaias se revezavam conforme o discurso. Ao final da sessão, apesar do cansaço e da indefinição, o clima era de alívio.

Oficiais de Justiça presentes na mobilização

A diretoria da Fenassojaf parabeniza todos os Oficiais de Justiça que integraram as caravanas dos estados para a mobilização em Brasília nesta terça-feira (22). A garra e a união de todos os servidores do Poder Judiciário devem ser mantidos, uma vez que a luta ainda não acabou.

A Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais atua, em conjunto com os demais representantes da categoria, pela conquista do reajuste salarial dos servidores.

Parabéns Oficiais de Justiça! Parabéns servidores do Judiciário! Vamos em frente até a vitória! 

Fonte: Fenajufe e Câmara dos Deputados
foto: Joana D'Arc de Melo