REFORMA DA PREVIDÊNCIA

01/07/2019 17:10:39

COMISSÃO DIRETORA DO SENADO AVALIA PEDIDOS DE ABERTURA DE DADOS SOBRE PREVIDÊNCIA


A Comissão Diretora do Senado analisa em reunião marcada para quinta-feira (04), uma série de requerimentos de senadores que pedem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre os dados que embasaram a apresentação da proposta de reforma da Previdência.

O senador Cid Gomes (PDT/CE), autor de um dos pedidos, quer que os senadores tenham acesso “aos parâmetros quantitativos e qualitativos utilizados” para estimar os dados da economia prevista pelo governo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

“Não se pode reduzir o debate entre quem reconhece a necessidade de uma reforma da Previdência e quem a nega. É preciso debater que reforma da Previdência queremos. É necessário conhecer os números”, defende Cid.

Outro que pede informações mais detalhadas sobre a proposta é o senador Jorge Kajuru (PSB/GO), autor de requerimentos direcionados ao ministro. Além de dados sobre o cálculo da economia de recursos que serão obtidos com a aprovação da reforma, Kajuru pede acesso aos cálculos das projeções atuariais do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS).

“Sem o amplo conhecimento e domínio da sociedade dos microdados, equações completas, pressupostos e modelos de previsão demográfico-atuarial, não será possível avaliar as condições presentes e futuras das necessidades de financiamento da Previdência expostas pelo governo”, justifica o parlamentar.

Fonte: Senado Federal, editado por Caroline P. Colombo