RECOMENDAÇÕES

02/06/2010 12:14:56

05/12/2009 - ATA Conselho Fiscal


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL

Aos (05) cinco dias do mês de dezembro de 2009, às 10h, nas dependências do Hotel Tryp Brasil 21, na Capital Federal, Brasília, reuniu-se o Conselho Fiscal da FENASSOJAF para examinar as contas dos meses de agosto, setembro e outubro de 2009, apreciar a proposta orçamentária da Diretoria Executiva da FENASSOJAF, entre outros assuntos propostos. Estivemos presentes os conselheiros fiscais titulares, Nélio Leal Vilas Boas, Guttemberg Pereira de Farias e Elivanda Costa Pinheiro Carmo e suplentes Francisco castro Martins de Castro, Mário Fernandes e Hélio Ferreira Diogo.

Inicialmente o conselho deliberou questão de ordem suscitada pelo presidente Nélio Leal Vilas Boas, relativa à participação do membro suplente Francisco Carlos Martins de Castro tendo em vista a cisão na ASSOJAF SÃO PAULO com a conseqüente desfiliação do citado membro, o que reflete diretamente nas decisões deste conselho em desdobramentos futuros.

Por unanimidade, os demais membros do Conselho Fiscal decidiram, em votação aberta, que, por cautela, enquanto não ficar resolvida a questão perante a Federação, que o membro suplente Francisco Carlos Martins de Castro ficaria apenas a disposição do Conselho, sem, no momento opinar ou ter qualquer participação nas decisões tomadas.

Em seguida, os conselheiros passaram a analise dos balancetes e extratos em confronto com os documentos apresentados.

Relativamente ao mês de agosto observou-se a existência de inversões nos lançamentos contábeis de certas despesas que deveriam figura em uma determinada rubrica e foram lançadas em outras.

Na analise do mês de setembro foram detectadas as mesmas inconsistências já mencionada  com relação ao mês de agosto, somando-se a isto, verificou-se em alguns recibos a falta da justificativa das despesas. Foi constatada também a falta de documento justificador do pagamento do assessor parlamentar, não sendo verificada a saída do valor quer conta caixa, quer conta corrente.

O item dois da convocação, relativo a apreciação da proposta orçamentária da Diretoria Executiva, restou prejudicado a sua apreciação, por não ter sido a referida proposta encaminhada a este conselho.

Não obstante as falhas apontadas acima, alem da falta do livro razão dos meses de setembro e outubro, as contas dos meses de agosto, setembro e outubro foram aprovadas com algumas ressalvas. Nada mais havendo a deliberar foram encerrados os trabalhos do Conselho Fiscal, sendo a ata assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes. Eu Guttemberg Pereira de Farias, lavrei a presente ata, na função de secretario a qual assino com os demais.

NÉLIO LEAL VILAS BOAS
Presidente

GUTTEMBERG PEREIRA DE FARIAS
Conselheiro- Secretário

ELIVANDA COSTA PINHEIRO CARMO
Conselheira

MARIO FERNANDES
Membro

HÉLIO FERREIRA DIOGO
Membro