NOTÍCIAS

20/04/2022 16:00:20

ATIVIDADES EM BRASÍLIA E NO RIO DE JANEIRO MARCAM OS PREPARATIVOS PARA O CONGRESSO INTERNACIONAL DE 2024


A diretoria da Fenassojaf, através do presidente João Paulo Zambom, da vice-presidenta Mariana Liria e do diretor de Relações Internacionais Malone Cunha, esteve no Rio de Janeiro no mês de março para os preparativos do Congresso Internacional da UIHJ que acontece no Brasil em 2024.

Acompanhados dos dirigentes da União Internacional Marc Schmitz (presidente), Luis Ortega (vice-presidente) e o secretário Patrick Gielen, o grupo participou, entre 23 e 31 de março, de diversos encontros e atividades para a realização do maior evento de Oficiais de Justiça do mundo.

A delegação iniciou as atividades em Brasília, na tarde de 23 de março, com a visita ao gabinete do Deputado Federal e oficial de justiça Ricardo Silva, onde foi apresentada a UIHJ e manifestado o apoio do parlamentar ao Congresso do Rio de Janeiro em 2024. Nesse dia, outros integrantes da Fenassojaf como as diretoras Elivanda Costa Pinheiro e Kelma Lara Costa Rabelo Lima; e o coordenador Márcio Soares também participaram das ações no Congresso Nacional.

Na manhã do dia 24, ocorreu a audiência promovida pela Fenassojaf na Câmara dos Deputados que contou com a participação de diversos deputados federais e debateu as principais bandeiras de luta dos Oficiais de Justiça. No período da tarde, os representantes participaram de uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal ministro Luiz Fux.  Na ocasião, o presidente da UIHJ Marc Schmitz fez uma apresentação da entidade internacional e falou sobre a realização do próximo congresso no Rio. Outros temas como o reajuste da Indenização de Transporte e a manutenção da VPNI também foram tratados pela direção da Fenassojaf durante a audiência. Leia AQUI a reportagem sobre a reunião

As atividades na capital federal foram encerradas no dia 25 de março com os atos e mobilizações em frente ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e STF pelo reajuste da Indenização de Transporte. Além disso, a Associação Nacional promoveu uma transmissão ao vivo em celebração ao Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Na data, os dirigentes da UIHJ estiveram na sede da Associação Nacional onde ocorreu a entrega da flâmula oficial da União Internacional para a Fenassojaf (foto), que marca a escolha oficial do Brasil como sede do 25º Congresso Internacional dos Oficiais de Justiça.

RIO DE JANEIRO

Após as atividades em Brasília, os dirigentes da Fenassojaf e UIHJ partiram para o Rio de Janeiro para dar início efetivo às tratativas do Congresso Internacional de 2024. Além deles, o ex-presidente da Associação Neemias Freire e a vice-presidenta da Assojaf/RS Carolina Passos também integraram a comitiva.

O primeiro encontro, no dia 26 de março, ocorreu na sede do Sisejufe/RJ. Na oportunidade, uma delegação argentina composta por Pablo Lamounan e Rosario Brinsek participou pessoalmente da reunião.  Pilar Igoa, da AFJU do Uruguai e Cristina Castro, presidente da Associacion Gremial De Receptores Judiciales, do Chile, também estiveram remotamente, via Zoom.  

Após a reunião, a delegação conjunta da Fenassojaf, UIHJ e Dirección de Mandamientos da Argentina iniciou a busca pelos hotéis que pudessem receber o evento da União Internacional.  A primeira visita foi ao Windsor Hotel, no bairro da Barra, seguida da visita ao Hilton localizado na praia de Copacabana.

O domingo (27) foi de descanso, onde os Oficiais de Justiça foram agraciados com um almoço promovido pela Assojaf/RJ, representada pelo presidente Sergio Gonçalves Ferreira.

No dia 28 de março, Fenassojaf e UIHJ foram recebidas pelo vice-prefeito do Rio de Janeiro Nilton Caldeira.  A recepção foi cordial e prometeu todo o apoio necessário da cidade do Rio de Janeiro para que o Congresso de 2024 seja um verdadeiro sucesso.

A tarde foi dedicada à visita da terceira opção hoteleira, sendo o Fairmont Hotel, localizado no final da praia de Copacabana. O dia 29 de março foi marcado com a visita da última opção hoteleira selecionada, o Othon Palace, também localizado na praia de Copacabana, e a visita ao Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Bruno Kazuhiro, que também prometeu apoio ao evento.

O último compromisso da delegação foi um encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. O encontro teve as presenças da vice-presidenta da Fenassojaf Mariana Liria e a presidenta da AOJA/RJ Claudete Pessôa.

Para o diretor de RIs Malone Cunha, a presença da UIHJ será cada vez mais frequente no Brasil. “E essa presença não serve apenas para a organização do evento, mas para auxiliar no andamento das principais pautas de interesse dos Oficiais de Justiça brasileiros”.

Ainda de acordo com Malone, representantes da União Internacional voltam ao país em setembro para o 14º CONOJAF na Bahia, ocasião em que devem fazer uma nova visita ao Rio de Janeiro e à capital federal.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo