NÚCLEO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO SISEJUFE SE REÚNE COM A ADMINISTRAÇÃO DO TRT-1

Os dirigentes do Núcleo de Oficiais de Justiça (Nojaf) do Sisejufe Mariana Liria e Maria Cristina Mendes, e Pietro Valério, representante pela Justiça do Trabalho, estiveram reunidos nos dias 4 e 5 de dezembro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região com Fabio Petersen Bittencourt, diretor da Secretaria Geral Judiciária; Altair Ruiz, assessor da mesma secretaria; Eliete Pinto, diretora da Secretaria Judiciária de Primeira Instancia; e Ricardo Duarte, coordenador de Divisão do Interior.

De acordo com os representantes sindicais, a Administração do tribunal demonstrou preocupação com o atual déficit de servidores nesse segmento. No entanto, sem perspectiva de lotação de Oficiais de Justiça nos curto e médio prazos, se fez necessário um estudo de alternativas viáveis para equacionar a demanda gerada pelas vacâncias não preenchidas.

Nesse sentido foi proposto o desenvolvimento de ferramentas auxiliares ao serviço do Oficial de Justiça capazes de simplificar as rotinas de devolução dos mandados. Foi sugerida a elaboração de uma interface capaz de integrar relatório de atividades diárias, controle de estatística, indenização de transporte e Simos em uma única plataforma e, consequentemente, reduzir o tempo dedicado pelos Oficiais a atividades administrativas.

O passo seguinte será estudar a viabilidade técnica pela Secretaria de Gestão de Tecnologia de Informática.

Quanto à segurança dos Oficiais de Justiça, o sindicato oficiará a Presidência do tribunal para reivindicar um sistema de suporte em caso de emergência (botão do pânico) para assistência dos servidores que se encontrem em situações de risco.

Tendo em vista que, desde junho de 2017, o aumento de mandados de citação em processo de conhecimento sem a prévia expedição de carta alterou a carga de trabalho dos Oficiais, foi solicitado um levantamento desse tipo de expediente com vistas a aferir o impacto na atividade dos Oficiais de Justiça.

Fonte: Sisejufe