RELATOR DIZ QUE PODE APRESENTAR PARECER COMPLEMENTAR À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

RELATOR DIZ QUE PODE APRESENTAR PARECER COMPLEMENTAR À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O primeiro dia de discussão do relatório sobre a reforma da Previdência (PEC 6/19) na comissão especial que analisa a proposta foi encerrado depois de pouco mais de 12 horas de debates com 51 deputados que se revezaram para falar contra e a favor, pouco menos de 1/3 dos 152 inscritos, 91 contra e 61 a favor.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), última a falar nesta terça-feira (18), afirmou que muitos deputados discursaram a favor da matéria, mas defenderam que categorias específicas fiquem de fora das mudanças. “Queria que muitos trabalhadores tivessem uma reforma diferenciada como os militares”, apontou. Ela ressaltou que os policiais foram das categorias que mais receberam emendas para sair da reforma. "Nenhuma categoria, na verdade, quer sofrer mudanças nas aposentadorias." 

Cinco partidos de oposição anunciaram atuação conjunta contra a reforma da Previdência (PEC 6/19), como obstrução na votação do texto e apresentação de destaques para alterar diversos pontos da proposta.

Voto complementar

Samuel Moreira informou que vai ouvir todos os deputados e que pode apresentar voto complementar, com novas mudanças. “Nunca tive a pretensão de que o relatório fosse um decreto. Ele está sujeito a alterações. Estou aqui para ouvir, para melhorar ainda mais o texto”, observou.

O debate sobre o relatório foi reiniciado nesta quarta-feira (19), com previsão para manutenção até a próxima terça-feira (25).

Fonte: Câmara dos Deputados, editado por Caroline P. Colombo