ENTIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO EMITEM CARTA ABERTA SOBRE CRIAÇÃO DO SINDICATO DOS OFICIAIS NO RJ

ENTIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO EMITEM CARTA ABERTA SOBRE CRIAÇÃO DO SINDICATO DOS OFICIAIS NO RJ

A Assojaf-15, Aojustra e o Sindiquinze emitiram, nesta sexta-feira (26), Carta Aberta aos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro, sobre a proposta de criação do sindicato próprio naquele estado.

De acordo com as entidades, “tal iniciativa não contribui para o fortalecimento da categoria, mas, ao contrário, concorre para seu enfraquecimento, com a perda e o fracionamento da nossa unidade, tanto é que já foi rechaçada anteriormente, em assembléia convocada para a mesma finalidade”.

O texto reafirma solidariedade aos Oficiais do Rio de Janeiro e de todo o Brasil pelas dificuldades enfrentadas quanto ao trabalho, riscos cotidianos, “porém entendemos que essas adversidades são enfrentadas de forma mais eficaz com a união de toda a categoria e encaminhamento das pautas específicas para o cargo através dos núcleos de Oficiais de Justiça existentes nos sindicatos, tal qual o modelo já existente no Sisejufe e em outros sindicatos da categoria, e das associações dos Oficiais de Justiça que atuam para suprir eventuais lacunas”.

Ao final, as associações e o sindicato conclamam os Oficiais de Justiça da base do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro - SISEJUFE que reavaliem a iniciativa de criação de sindicato específico para os ocupantes do cargo.

Confira abaixo o texto completo:

CARTA ABERTA aos colegas Oficiais de Justiça Federais do Rio de Janeiro

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

As entidades abaixo assinadas, representativas do oficialato da Justiça do Trabalho no âmbito dos TRTs da 15ª e da 2ª Região, tiveram conhecimento da convocação feita pela Comissão Pró-Fundação do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, para assembleia geral marcada para o dia 30/04/2019, onde se pretende votar pela fundação de um sindicato próprio no Estado do Rio de Janeiro, por dissociação do sindicato local, data que coincide com a realização do Congrejufe, congresso de abrangência nacional, da maior relevância para os servidores do Poder Judiciário da União.

Tal iniciativa não contribui para o fortalecimento da categoria, mas, ao contrário, concorre para seu enfraquecimento, com a perda e o fracionamento da nossa unidade, tanto é que já foi rechaçada anteriormente, em assembleia convocada para a mesma finalidade.

Pedimos aos colegas Oficiais do Rio de Janeiro que reflitam sobre estas questões: uma assembleia marcada propositalmente para a mesma data do maior evento nacional do âmbito dos servidores do Poder Judiciário da União e, mais ainda, no exato dia em que haverá a assembleia de eleição da diretoria da Fenajufe, demonstra lealdade e transparência de seus organizadores ou líderes? Mudanças que impactariam a vida profissional de toda a categoria devem ser discutidas “no apagar das luzes” em concomitância ao evento nacional da magnitude do Congrejufe? Uma mudança positiva e revestida de boas intenções é decidida nestas circunstâncias, sem a participação de colegas Oficiais que estarão no Congrejufe?

Na atual conjuntura não nos faltam razões para buscarmos a unidade e o fortalecimento da categoria: a Reforma da Previdência, a previsão de reajuste zero com o congelamento dos gastos públicos, ausência de data-base, ataques ao direito de greve, entre outras tantas medidas que visam o sucateamento do serviço público, nos mostram que a unidade e o fortalecimento é a única forma que temos para sobreviver.

Somos solidários às dificuldades enfrentadas pelos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro e do Brasil todo, quanto ao trabalho, riscos cotidianos, porém entendemos que essas adversidades são enfrentadas de forma mais eficaz com a união de toda a categoria e encaminhamento das pautas específicas para o cargo através dos núcleos de Oficiais de Justiça existentes nos sindicatos, tal qual o modelo já existente no Sisejufe e em outros sindicatos da categoria, e das associações dos Oficiais de Justiça que atuam para suprir eventuais lacunas.

Diferenças políticas e ideológicas existem nas diversas direções sindicais e associativas, e essas divergências são salutares e até necessárias para o processo democrático e de amadurecimento das entidades.

Assim sendo, as entidades abaixo assinadas, conclamam aos colegas Oficiais de Justiça da base do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro - SISEJUFE que reavaliem a iniciativa de criação de sindicato específico para os ocupantes do nosso cargo.

SINDIQUINZE (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região
ASSOJAF-15 (Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região)
AOJUSTRA (Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do TRT da 2ª Região)