OFICIAIS DE JUSTIÇA SÃO HOMENAGEADOS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

OFICIAIS DE JUSTIÇA SÃO HOMENAGEADOS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do deputado Guilherme Landim, líder do PDT na Casa, homenageou os Oficiais de Justiça em uma sessão solene realizada na última quinta-feira (04).

O evento, que pela primeira vez reuniu Oficiais de Justiça estaduais, federais e do trabalho, foi uma referência ao Dia Nacional do Oficial de Justiça, celebrado em 25 de março, e a partir de agora deverá fazer parte do calendário anual da categoria.

“Não poderia também deixar de registrar esse momento histórico, onde, pela primeira vez, Oficiais de Justiça estaduais, Federais, do Trabalho e da Justiça Militar, estão reunidos em comemoração ao nosso dia, embora estejamos em âmbitos jurídicos distintos, efetivamos diligências semelhantes e, muitas vezes, passamos pelas mesmas situações”, destacou a presidente da Assojaf/CE, Kelma Lara Rabelo Lima.

“Para nós que fazemos a Assembleia Legislativa é fundamental esse reconhecimento. Estamos prestando homenagem a essa classe de profissionais tão importante, que está na ponta assegurando a garantia de direitos da sociedade. Cabe a mim neste momento, representando a Assembleia Legislativa, prestar essa homenagem em nome da sociedade cearense e chamar a atenção de toda a população para a valorização dessa classe, que é tão importante para a justiça do nosso estado e do nosso país”, salientou Guilherme Landim.

Durante sua fala, a presidente da Assojaf/CE enfatizou as atribuições dos Oficiais de Justiça que, diariamente, atuam para levar ao cidadão as decisões judiciais. “Nós Oficias de Justiça levamos até a realidade dos jurisdicionados as decisões judiciais dadas em abstrato e, para tanto, colocamo-nos, muitas vezes, em situação de alto risco”, disse.

“Enfrentamos desafios diários que se impõem, no entanto, o maior, atualmente, é conviver com a insegurança que nos rodeia. Vivemos em um país em que a violência tem aumentado substancialmente, e pode ser encontrada em todos os lugares. Nossas armas são apenas o mandado e a caneta”, completou.

“No cumprimento do nosso mister nós somos psicólogos, assistentes sociais. Sentimos na pele o dia a dia de uma sociedade quando pisamos desde os tapetes vermelhos dos palácios às ruas lamaçais da favela”, disse Vagner Venâncio, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE). Em seguida, Vagner Venâncio leu o texto da oficiala de Justiça Mariana Pinheiro, escrito por ocasião das festividades do Dia do Oficial de Justiça, por retratar tão bem o ofício e o equilíbrio que o Oficial precisa ter entre a razão e a emoção no cumprimento de suas atividades.

Homenageados


O Oficial de Justiça, vereador e líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, Iraguassú Teixeira Filho, esteve entre os homenageados. Surpreso com a condecoração confessou que ficou feliz pelo reconhecimento, principalmente por partir da Assembleia Legislativa, onde são travadas as lutas em relação à mudança do regimento jurídico da categoria, e agradeceu ao deputado Guilherme Landim, seu correligionário de partido, pela iniciativa de realizar a sessão solene.

“Fiquei surpreso com a homenagem e, ao mesmo tempo, muito feliz, porque eu tenho orgulho de ser Oficial de Justiça há quase 14 anos. É a minha atividade, porque na política a gente está, de passagem, mas Oficial de Justiça é o que eu sou”, ressaltou.

Por parte da Justiça Federal e do Trabalho, os homenageados foram Maria do Carmo Andrade e Gileno Melo Sabóia. “É com muita felicidade que recebo essa homenagem, depois de 26 anos atuando na Justiça Federal. Esse reconhecimento, no entanto, é para todos nós que no dia a dia levamos essas comunicações processuais às pessoas”, frisou Maria do Carmo.

Gileno Sabóia, por sua vez, comentou que a realização desse evento foi importante para mostrar à sociedade o trabalho do Oficial de Justiça, que atua como braço direito do juiz em uma cidade tão violenta e caótica. “Agradeço pela homenagem e fico feliz por ter sido escolhido para representar a categoria na Assembleia Legislativa”, concluiu.

A diretoria da Fenassojaf parabeniza os Oficiais de Justiça homenageados e enaltece a sessão solene ocorrida por intermédio da Assojaf/CE e Sindojus pela valorização da função do Oficial de Justiça para toda a sociedade.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com informações do InfoJus Brasil