FENASSOJAF ACOMPANHA LANÇAMENTO DO FÓRUM DE DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM PORTO ALEGRE

FENASSOJAF ACOMPANHA LANÇAMENTO DO FÓRUM DE DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM PORTO ALEGRE

Nesta quinta-feira (07), aconteceu, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o ato de lançamento do Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho (FIDEJUST). A cerimônia lotou o plenário do TRT em Porto Alegre e reuniu representantes das diversas entidades integrantes do Fórum, juízes, desembargadores, servidores, advogados, membros do Ministério Público, representantes de centrais sindicais e autoridades. Além deles, dirigentes da Assojaf/RS e Oficiais de Justiça também estiveram no evento.

Em entrevista concedida à Fenassojaf na última quarta-feira (06), a presidente do Regional, Desembargadora Vânia Mattos, explicou que o FIDEJUST torna-se uma ferramenta importantíssima para a defesa da Justiça do Trabalho “por representar a união dos mais diversos segmentos da sociedade. Não se trata de uma iniciativa corporativa, mas a reunião de todos os integrantes das instituições envolvidas, com comprometimento coletivo na defesa intransigente da Justiça do Trabalho”.

Na abertura do ato desta quinta-feira, a Desembargadora pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e desaparecidos da barragem de Brumadinho (MG). Ela manifestou pesar pelas vítimas e elogiou as providências tomadas pela Justiça do Trabalho, como o bloqueio de recursos da Vale para garantir as indenizações de empregados e terceirizados. “Neste episódio fatídico, no qual restou evidenciada a falta de fiscalização mínima, a ganância e a pouca ou nenhuma consideração pela vida humana, a Justiça do Trabalho será a responsável por, ao menos economicamente, diminuir o prejuízo das famílias de 296 empregados e terceirizados”, afirmou. 

Através do diretor administrativo Eduardo Virtuoso, a Fenassojaf integra o FIDEJUST que tem o objetivo de coordenar e desenvolver a comunicação através das redes sociais das ações de valorização, fortalecimento e defesa da Justiça do Trabalho como ramo especializado do Poder Judiciário.

Além da presidente do TRT-4, o evento contou com a participação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann. De acordo com ela, o Judiciário Trabalhista sempre cumpriu seu papel, mesmo diante de diversos ataques ao longo da história, sobretudo a partir da década de 90. “Não podemos deixar que sejam fragilizadas as Instituições que asseguram a fiscalização da lei e sua efetividade”.

Para o diretor da Fenassojaf, o Fórum Institucional será mais um instrumento na mobilização da sociedade em defesa da Justiça do Trabalho e da manutenção dos direitos sociais. “Através do FIDEJUST será possível alcançar grande parte da sociedade, via redes sociais, e ampliar a divulgação da importância da Justiça Trabalhista para a efetividade de direitos”, finaliza Eduardo Virtuoso.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo
Fotos: TRT-4