EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA JFRS RETRATA ATUAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA JFRS RETRATA ATUAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

O cachorro, o cadeado no portão, a ponte precária, a balsa. São muitos os obstáculos a serem superados no dia a dia do Oficial de Justiça em sua busca pelo cumprimento dos mandados resultantes da atividade judicante. Mas, diz o ditado que missão dada é missão cumprida, e é essa obstinação no cumprimento do dever que a exposição fotográfica intitulada Missão de Comunicar, iniciada na última segunda-feira (16), no Espaço Expositivo da Justiça Federal do RS, quer retratar.

Com curadoria de Camila Stella Maggioni Pastori e pesquisa histórica de Tassiara Jaqueline Fanck Kich, a mostra exibe fotografias de autoria de Rogério Paranhos, Agente de Segurança e Transporte que acompanha os Oficiais da Central de Mandados de Porto Alegre. Aberta ao público, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Ao apresentar oficialmente a mostra, a diretora do Foro da SJRS, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro, lembrou que os Oficiais de Justiça representam a instituição “além dos muros”, perante as pessoas que requisitam e recebem a jurisdição. “Este contato com as pessoas, muitas delas encontrando-se em situação de vulnerabilidade, proporciona ao Oficial de Justiça uma visão muito mais próxima da realidade social do nosso país. Sendo assim, a ideia é que, através das imagens que aqui vemos, possamos refletir sobre essa realidade, e sobre nosso papel em mudá-la”, ponderou.

Daniela manifestou, ainda, reconhecimento à relevância da atividade e à dedicação desses profissionais. Observando que o papel que exercem, muitas vezes, os afasta das sedes das Justiça Federal, ela destacou que, ainda assim, são parte do todo. “Vocês são desta Casa, fazem parte desta equipe”, afirmou.

A presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no RS (Assojaf/RS), Rosane Felhauer agradeceu a iniciativa, mencionando se tratar de um pleito antigo. Para ela, a exposição ajuda a difundir o trabalho realizado pelos Oficiais de Justiça, “comunicando internamente, aos colegas, uma parcela do que é realizado”.

Fonte: JFRS